- População e Câmara debatem futuro de Grândola
População e Câmara debatem futuro de Grândola
Sessão de esclarecimento sobre a proposta de alteração do Plano Diretor Municipal encheu o Cine Granadeiro – Auditório Municipal
A sessão de esclarecimento sobre a proposta da Câmara Municipal de Grândola de alteração ao Plano Diretor Municipal (PDM), realizada esta segunda-feira, no Cine Granadeiro – Auditório Municipal, foi participada por largas dezenas de munícipes, que deixaram os seus contributos para a proposta final.
Na sessão de esclarecimento foram apresentados os principais objetivos da alteração ao PDM: proteção da faixa litoral, orientação do crescimento para o interior, com vista a um desenvolvimento sustentável e inclusivo do Concelho. Com esta proposta – em fase de consulta pública – a Câmara Municipal pretende reduzir em cerca de 40% o número de camas turísticas (as projetadas e programadas por executar), o equivalente a 7.100 camas, limitar o surgimento de novos empreendimentos turísticos, reduzir as áreas de construção nas freguesias litorais e orientar o crescimento para o interior.
A sessão, que durou mais de três horas, ficou marcada pela significativa participação do público, com diversas intervenções, após a apresentação do documento. António Figueira Mendes que, juntamente com os técnicos municipais, respondeu às questões colocadas, manifestou-se satisfeito com a adesão da população: “É essencial a participação dos munícipes neste processo decisivo para o futuro de Grândola. O foco da autarquia é o desenvolvimento do Concelho de forma equilibrada e harmoniosa, sempre em prol da melhoria da qualidade de vida da população. Neste sentido, a alteração ao PDM foi pensada para garantir que o crescimento do Concelho seja sustentável e inclusivo”.
O presidente da Câmara explicou ainda que “a alteração do PDM visa disciplinar o crescimento de empreendimentos turísticos e preservar os valores naturais, ambientais e culturais de Grândola” e que a “participação e contributos da população vão ao encontro destes objetivos”.
O documento encontra-se em discussão pública até 14 de outubro de 2024. Os cidadãos podem participar no processo, remetendo as suas sugestões, observações ou pedidos de esclarecimento por correio à Divisão de Planeamento e Projeto ou através do endereço eletrónico geral@cm-grandola.pt.
Mais informações em: https://www.cm-grandola.pt/noticia-73/reducao-do-numero-de-empreendimentos-das-areas-de-construcao-e-do-numero-de-camas-turisticas-no-concelho-de-grandola