- CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Proteger crianças e jovens em tempo de COVID19
Proteger crianças e jovens em tempo de COVID19
Todos somos responsáveis pela prevenção e proteção dos maus tratos/abusos contra as crianças. E todos, significa o envolvimento de toda a comunidade: familiares, vizinhos, amigos, lojistas do bairro, professores, educadores, Forças de Segurança, entre outros são fundamentais para garantir essa proteção.
O momento que atravessamos é particularmente desafiante e exigente, devido à pandemia provocada pela doença COVID 19, na medida em que levou à necessidade de confinamento social das famílias que pode resultar num potencial aumento de conflito/violência intrafamiliar e das várias formas de perigo e que as crianças e jovens estão sujeitas.
De forma, a facilitar a comunicação de situações de perigo, e sabendo que nem sempre existe conhecimento sobre a CPCJ territorialmente competente, foi o criado o número de telefone 961 231 111, da responsabilidade da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens , que procederá de imediato ao devido encaminhamento para a CPCJ competente e que estará acessível de segunda-feira a sexta-feira entre as 8h e as 20h.
Consulte:
CPCJ - Proteger crianças compete a todos
CPCJ - Informações e conselhos para crianças e adolescentes em situações vulneráveis
CPCJ - Conselhos para pais em situações vulneráveis