- O que visitar
- Património
- Património Edificado
- Século XX
- Sede da ex-Sociedade Recreativa Grandolense
Sede da ex-Sociedade Recreativa Grandolense
Toponímia:
- Rua D. Nuno Álvares Pereira.
Cronologia:
- Último quartel do século XIX.
Estado de conservação:
- Razoável.
Descrição sumária:
- Edifício projectado para funções recreativas e culturais, onde funcionou o primeiro teatro de Grândola. Foram promotores da sua construção os membros da Sociedade Recreativa Grandolense, que viriam a desenvolver nesse espaço, espectáculos teatrais e musicais, a criação de uma pequena biblioteca e um animatógrafo. No ano de 1937, a Sociedade Recreativa Grandolense extinguiu-se, e o espaço passou a sede do Sport Clube Grandolense. Em 1989, na sequência de um processo de fusão de associações recreativas e desportivas, o edifício passou para a posse do Club Recreativo O Grandolense.
Constituído por dois pisos e um terraço, o edifício possui telhado de quatro águas.
A fachada principal (1º piso e rés-do-chão) apresenta ângulos arredondados e possui oito portas simétricas com portadas de madeira. No 1º piso as quatro portas possuem varandins de ferro forjado pintado de branco. Na fachada lateral (terraço), tem três portas com portadas de madeira, e a varanda tem um gradeamento em ferro forjado pintado de branco. O rés-do-chão tem duas portas e duas janelas com portadas de madeira, tecto feito com ripas de choupo e pavimento cerâmico de mosaico colorido. No interior do edifício existe uma escadaria de madeira com corrimão torneado.
O 1º piso, tem pavimento em madeira.
Síntese de intervenções:
- Na década de 50 foram efectuadas obras no interior do edifício, do que resultou a transformação do teatro no rés-do-chão em sala de jogos e a criação de uma nova sala de espectáculos no 1º piso.
Bibliografia:
- SILVA, Germesindo (2006) – EX-SEDE DO SPORT CLUBE GRANDOLENSE. Um Edifício Com Valor Histórico e Cultural in “Jornal Ecos de Grândola”, nº 168. ALMEIDA, Manuel Costa Gaio Tavares de (2000) – A Cultura e o Recreio Nos Lazeres Dos Grandolenses do Fim do Séc. XIX E Da Primeira Metade Do Séc.XX. Memórias De Um Passado Recente. Subsídios Para Uma Monografia – IV. 1º Edição. Câmara Municipal de Grândola.
Vila de Grândola. Confronta a oeste com a sede dos Bombeiros Voluntários de Grândola, a este com a rua D. Nuno Álvares Pereira, e a norte com a Praça da República.