- O que visitar
- Património
- Património Edificado
- Da Idade Média a finais do século XIX
- Igreja de Santa Margarida da Serra
Igreja de Santa Margarida da Serra
Toponímia:
- Santa Margarida da Serra
Cronologia:
- Finais do século XV (?)
Estado de conservação:
- Bom
Medidas de proteção:
- Classificada como Monumento de Interesse Público em 2019.
Descrição sumária:
- Embora se desconheça a data da sua construção, tudo indica que esta Igreja surgiu na segunda metade do século XV.
- A edificação é de piso térreo, com telhado português de duas águas e linhas espraiadas. De planta longitudinal, é caracterizada pela sua arquitectura de tipo maneirista nacional de estilo chão. O conjunto é composto pelo corpo do templo, galilé, sacristia, baptistério, anexo de arrecadações e torre sineira de estrutura independente, adossada ao lado direito. Igreja de nave única, arco triunfal com pinturas murais, altares de mesa, retábulos de madeira maneirista e púlpito em madeira com caixa de talha pintada.
Síntese de intervenções:
- A informação mais antiga que se conhece sobre esta Igreja, é de 1513, altura em que “estava muito danificada e em tal maneira não se devia dizer missa nela”. É provável que tivesse, à data da construção, dimensões mais reduzidas que as actuais. A última intervenção ocorreu nos finais do séc. XX.
Referência bibliográfica:
- SILVA, Germesindo, A Freguesia de Santa Margarida da Serra - do Concelho de Grândola, Ed. da Junta de Freguesia de Santa Margarida da Serra, Lisboa, 1997.
Observações:
Esta Igreja pertence à Diocese de Beja e está quase sempre fechada, excepto durante as esporádicas celebrações dominicais, podendo ser solicitada a sua abertura junto da Junta de Freguesia (tel. 269 449 160).
Freguesia de Santa Margarida da Serra