- O que visitar
- Património
- Património Edificado
- Da Idade Média a finais do século XIX
- Igreja de S. Sebastião
Igreja de S. Sebastião
Toponímia:
- Largo de S. Sebastião.
Cronologia:
- Século XVI.
Estado de conservação:
- Bom
Descrição sumária:
- Construída em 1578, em homenagem ao santo e ao rei do mesmo nome, a Igreja de S. Sebastião marcou, até ao século XIX, um dos extremos da vila de Grândola. É um edifício simples, de piso térreo, com telhado de duas águas. Na fachada podem observar-se duas portas, uma pequena janela, uma pequena torre sineira, duas cornijas e uma cruz de ferro encimando o pináculo. O seu interior é constituído por uma nave rectangular que se prolonga, a nordeste, por um espaço lateral, que em tempos serviu de sacristia. Foi utilizada durante anos como capela mortuária.
- Em 2011, foi adaptada para ali instalar o museu de Arte Sacra de Grândola, e tem patente uma exposição constituída com peças arte religiosa oriundas das igrejas do concelho.
Síntese de intervenções:
- Esta Ermida foi objecto de várias intervenções, a maior das quais na década de 80, com a sua transformação em capela mortuária.
Referência bibliográfica:
- ALMEIDA, M. C. Gaio Tavares de, Roteiro Setecentista da Vila de Grândola, Ed. da C. M. G., 1998; - SILVA, Germesindo, A Ermida de S. Sebastião, in jornal “Ecos de Grândola”, n.º 5, de 11 de Setembro de 1992.
Observações:
- Património da Diocese de Beja.
Vila de Grândola.
Abertura ao público:
- 4ª a domingo: 10h30 » 13h30 / 14h30 » 18h00.
- Para grupos organizados, ou sempre que for solicitado, o Museu pode abrir as suas portas noutros dias e noutro horário.