- O que visitar
- Património
- Património Edificado
- Da Idade Média a finais do século XIX
- Igreja de S. Pedro de Melides
Igreja de S. Pedro de Melides
Toponímia:
- Rua Ramiro Correia
Cronologia:
- Século XVII
Estado de conservação:
- Bom
Descrição sumária:
- Edifício térreo, com cobertura de duas águas e campanário saliente rematado por cinco cornijas, quatro janelas sineiras, três sinos, e um relógio com dois mostradores em mármore (um na fachada principal e outro na fachada lateral direita). Na fachada principal podem observar-se uma porta rectangular em madeira, um rodapé em azulejos, uma janela (com três frestas) e um cruzeiro em pedra incrustado na torre sineira.
- De planta longitudinal, a Igreja é composta por um vestíbulo (localizado sob o coro) com três portas e duas salas laterais, a do lado direito dá acesso à torre sineira. No seu interior podem ver-se: um coro alto (com escada), uma capela lateral à esquerda, uma porta que dá acesso à antiga capela mortuária e um transepto saliente (que do lado direito serve de baptistério).
- A cabeceira, retangular, tem em primeiro plano o altar-mor, e na retaguarda duas salas. No ângulo direito do altar-mor existe uma pedra sepulcral com o nome de Maria Felizarda da Costa e Silva (falecida em 2 de Fevereiro de 1833) e no lado esquerdo há uma porta que dá acesso à sacristia, que tem um lavabo antigo, em pedra, com o hábito da Ordem de Santiago.
Síntese de intervenções:
- Objeto de intervenções pontuais, em especial devido a estragos sísmicos, esta Igreja sofreu a maior remodelação na década de 60, que alterou profundamente a sua antiga fisionomia.
Observações:
- Património da Diocese de Beja, encontra-se aberta ao público nos dias de celebração religiosa.
Aldeia de Melides