- O que visitar
- Património
- Património Edificado
- Da Idade Média a finais do século XIX
- Ermida da Nossa Senhora da Penha de França
Ermida da Nossa Senhora da Penha de França
Toponímia:
- Outeiro da Penha
Cronologia:
- Em 15 de Maio de 1664 foi autorizada pela Ordem de Santiago a construção desta Ermida, o que deve ter acontecido nos anos imediatos.
Estado de conservação:
- Bom
Medidas de protecção:
- Em 1999 foi submetida ao IPPAR uma proposta para a classificação desta ermida como Imóvel de Interesse Público.
Descrição sumária:
- A Ermida é constituída por um piso térreo com cobertura de duas águas, uma pequena torre sineira com um sino, duas portas frontais, uma porta e três janelas na parede oeste, dois botaréus aguçados, na retaguarda, e uma porta e dois bancos na parede sudeste.
- O seu interior é constituído por uma nave, uma capela-mor (com um altar) uma sacristia e um anexo. As paredes da nave estão guarnecidas, na sua parte inferior com painéis de azulejo em azul e branco do século XVIII, representando flores, anjos e frutos, enquanto a capela-mor apresenta painéis mais elaborados, relatando “aspectos da vida de Nossa Senhora”. O painel que encima a porta de acesso à sacristia possui um friso com a data de 1721.
Síntese de intervenções:
- Objecto de intervenções esporádicas, é possível que tenha sofrido a maior alteração à data do seu revestimento interior com azulejos.
Referência bibliográfica:
- ALMEIDA, M. C. Gaio Tavares de, Da Nossa Senhora da Penha de França a Protectora dos Grandolenses, Ed. da C. M. G., Setúbal, 1997.
Observações:
- Património da Diocese de Beja e anexa à Igreja Matriz de Grândola, esta Ermida pode ser visitada durante as celebrações e as festividades de N.ª S.ª da Penha, no mês de Maio.
Serra de Grândola