- O que visitar
- Património
- Património Edificado
- Da Idade Média a finais do século XIX
- Antigos Paços do Concelho
Antigos Paços do Concelho
Toponímia:
- Praça D. Jorge
Cronologia:
- Séculos XVIII
Descrição sumária:
- Os antigos Paços do Concelho foram construídos na década de 20 do século XVIII. É um dos edifícios históricos mais importantes de Grândola, nele funcionaram os serviços do Município, o tribunal, a cadeia e o registo civil. O edifício é constituído por dois pisos, com cobertura de três águas e um campanário com pináculo. Na fachada principal podem observar-se uma porta e 11 janelas (as do 1.º andar com grades de ferro forjado) e no campanário existe um relógio e um sino.
- Na fachada a oeste, tem uma escadaria que dá acesso ao 1.º piso, no patamar existe uma grande porta de madeira que é encimada pelo antigo brasão da Vila, em pedra, e outra porta de entrada no campanário, onde está localizado o mecanismo do relógio. Na fachada norte tem três portas e seis janelas, duas das quais no r/c. O piso do r/c está dividido em 10 compartimentos de dimensão variável, um corredor e duas casas de banho. O 1.º andar dispõe de oito compartimentos um corredor e duas casas de banho.
Síntese de intervenções:
- O atual edifício é o resultado de intervenções levadas a efeito entre os séculos XVIII e XX.
Referências bibliográficas:
- ALMEIDA, M. C. Gaio Tavares de, Roteiro Setecentista da Vila de Grândola, Ed. da C. M. G., 1998; - SILVA, Germesindo, O Tempo e os Relógios Públicos nos Primeiros Séculos da História de Grândola, in Jornal “Ecos de Grândola” de 12 de Novembro e de 10 de Dezembro de 1993.
Observações:
- Propriedade do Município de Grândola.
Vila de Grândola
Edifício em requalificação.