- Sofia Ferreira, aluna de Grândola vence fase distrital do Concurso Nacional de Leitura e vai representar o nosso concelho e o distrito de Setúbal na semifinal
Sofia Ferreira, aluna de Grândola vence fase distrital do Concurso Nacional de Leitura e vai representar o nosso concelho e o distrito de Setúbal na semifinal
O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa de promoção da leitura dirigida aos jovens alunos do 3º ciclo e ensino secundário, que conta com a coordenação do Plano Nacional de Leitura em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). Realiza-se habitualmente em 3 fases, a 1ª a nível concelhio, a 2ª a nível distrital e a 3ª (semifinal e final) a nível nacional.
No passado dia 16 de abril de 2015 realizaram-se, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, as provas da fase distrital da 9ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
Nesta prova participaram alunos de diversas escolas do distrito de Setúbal, sendo mais de uma centena do 3º ciclo e 44 do ensino secundário, que tiveram de realizar uma prova escrita sobre as obras previamente lidas “O caderno do avô Heinrich”, de Conceição Dinis Tomé e “Fablehaven - O santuário das fábulas”, de Brandon Mull, para o 3º ciclo, e “Novíssimas Crónicas da Boca do Inferno”, de Ricardo Araújo Pereira, e “A Culpa é das Estrelas”, de John Green, para o ensino secundário.
O Agrupamento de Escolas de Grândola esteve representado pelas alunas que passaram à fase distrital, Ana Rita Rocha, Beatriz Guerreiro, Isabel Alexandre, Inês Pereira e Maria Jacinta Barata, do 3º ciclo, e Fabiana Duarte e Sofia Ferreira, do ensino secundário.
A aluna Sofia Ferreira ficou entre os cinco primeiros classificados na avaliação escrita e realizou a prova oral, constituída por dois momentos: a leitura expressiva e o discurso argumentativo. O júri, constituído pela Chefe da Divisão de Bibliotecas da Câmara Municipal de Almada, Fernanda Eunice Figueiredo, pela escritora Rita Vilela e pelo ator Alberto Quaresma decidiu atribuir o primeiro lugar a Sofia Ferreira que irá representar o concelho e o distrito de Setúbal na 3ª fase do Concurso, na prova da semifinal, a realizar em Lisboa durante o mês de junho, em data a anunciar pela organização do CNL.
Testemunho
“Inscrevi-me no Concurso Nacional de Leitura com o mínimo de expectativas em relação a ele. Baseei-me no gosto que tenho pela leitura e nada mais. Fiz o primeiro teste, a nível local, e passei. Até aqui tudo bem. O maior choque foi mesmo no dia do concurso distrital. De entre todos os alunos que estavam presentes, de entre todas aquelas pessoas cheias de gosto pelas letras, eu, na minha maior insignificância, saí vencedora.
Agora digo isto com naturalidade, mas no dia 16 de abril de 2015, quando chegou à altura de subir ao palco para ler um poema e usar os meus melhores argumentos numa resposta à pergunta de um dos jurados, foi o descontrolo total. As minhas mãos tremiam, a voz também... Enfim, eu toda tremia. Quando acabei, fui sentar-me sem qualquer convicção de que ia ficar nos três primeiros classificados.
Chamaram a rapariga que ficou em 3º lugar. Não era eu. Chamaram a rapariga do 2º. Também não era eu. Imaginem qual não foi o meu espanto quando o meu nome foi chamado para o 1º lugar da fase distrital do Concurso Nacional de Leitura. Aqui dei graças a todas as horas utilizadas na leitura dos livros propostos e acima de tudo a quem me incentivou a participar no concurso.
Foi uma experiência incrível que eu não trocava por nada. Apesar do meu sistema nervoso quase ter entrado em colapso naquele dia, este é o tipo de concurso que eu acho muito enriquecedor, quer para quem fique classificado, que para quem não fique. Aprendi e diverti-me imenso!
E agora é esperar pela fase seguinte... Vamos ver se consigo representar Grândola e o Distrito como eles merecem, no palco de Lisboa, em frente a todos os outros distritos!”
Sofia Ferreira
18 anos
Aluna do 11º de Línguas e Humanidades
Escola Secundária António Inácio da Cruz