- Projeto FIT-OLD revela o forte contributo das politicas e programas seniores da Câmara Municipal no envelhecimento saudável da população
Projeto FIT-OLD revela o forte contributo das politicas e programas seniores da Câmara Municipal no envelhecimento saudável da população
101 alunos da Universidade Sénior de Grândola participaram no projeto internacional FIT-OLD que teve como objetivo caracterizar os níveis de atividade física e de aptidão física das pessoas idosas; compreender os fatores associados aos seus modos de mobilidade ativa e ajudar a promover a adoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis nesta população. Com início em novembro de 2021 o projeto incluiu a realização de questionários e de avaliações físicas, com recurso acelerómetro e testes aplicados em dois momentos distintos separados por, aproximadamente, 6 a 9 meses. A apresentação dos resultados finais realizou-se no dia 22 de junho, no Cine Granadeiro – Auditório Municipal. A amostra da população idosa de Grândola inquirida revelou-se positiva com alto índice de envelhecimento saudável e da prática da atividade física regular. A organização destacou as politicas e programas de envelhecimento ativo do Município que em muito contribuíram para os resultados obtidos.
Recorde-se que a USG foi convidada, pelas entidades coordenadoras do projeto, a integrar e a representar o FIT-HOLD a nível nacional, juntamente com a Faculdade de Motricidade Humana, pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido com a população sénior.
O Projeto, cujo público-alvo são as populações seniores, residentes em zonas urbanas de vilas e cidades da Europa, contou com a participação da Universidade Técnica de Berlim (Coordenador), Alemanha; Universidade de Lisboa (UL), Portugal; Cracow University of Technology (CUT), Polónia; University of Zagreb (UZ), Croácia; Mine Vaganti NGO (MVNGO), Itália; Associação Grega de Professores de Educação Física (EGVE), Grécia e Sports Ambassadors Association (SPELL), Turquia.