- Projeto FASTER
Projeto FASTER
O município de Grândola esteve presente, entre 1 e 3 de outubro, na cidade italiana de Turim, na reunião plenária dos 23 parceiros internacionais que integram o consórcio do projeto FASTER – First responder Advanced technologies for Safe and efficienT Emergency Response.
Numa altura em que a Europa é palco de um número crescente de catástrofes motivadas por fenómenos naturais, acidentes tecnológicos e ações humanas, que afetam todos os anos os cidadãos, a economia e o ambiente da União Europeia, o projeto FASTER pretende estabelecer uma nova abordagem para a resposta a sinistros e emergências, com o objetivo de melhorar, no plano europeu, a resiliência geral perante este tipo de situações. Para prosseguir e concretizar este objetivo serão desenvolvidas, melhoradas, testadas e utilizadas em complementaridade múltiplas tecnologias de ponta.
Na reunião foi feita uma avaliação do trabalho já desenvolvido pelos parceiros do consórcio, que é integrado por empresas tecnológicas, unidades de investigação e autoridades/entidades de segurança, emergência e proteção civil (profissionais e voluntárias). Definiram-se estratégias para permitir melhorar as capacidades de resposta e monitorização de desastres e emergência, de modo a ser possível fornecer às equipas de primeira intervenção um conjunto de ferramentas essenciais e complementares para aumentar sua consciência situacional, garantir a sua segurança e melhorar sua capacidade operacional. Foi ainda dada particular atenção ao planeamento dos testes que irão ser realizados a todas as tecnologias e soluções do projeto FASTER em três sítios piloto localizados em Kajaani – Finlândia, Madrid – Espanha e Moncalieri – Itália, cidade contígua à capital da Regione de Piemonte, Turim. No âmbito da reunião foi feita uma visita ao local onde se realizará o teste de Moncalieri, e que terá como cenário uma inundação de grandes proporções, tendo os membros do consórcio sido recebidos pelo presidente do município daquela localidade.
O projeto FASTER é financiado pela Comissão Europeia – Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises (EASME) (833507 — FASTER — H2020-SU-SEC-2018-2019-2020/H2020-SU-SEC-2018).
Mais informações em: https://www.faster-project.eu/