- Pedro Mestre apresenta “Campaniça do Despique” no Cineteatro Grandolense
Pedro Mestre apresenta “Campaniça do Despique” no Cineteatro Grandolense
O espectáculo está agendado para o Cineteatro no dia 21 de Novembro às 21h30 com entrada gratuita.
O “Mestre” da Viola Campaniça apresenta em Grândola o seu mais recente trabalho discográfico em concerto “Campaniça do Despique”. O espectáculo está agendado para o Cineteatro no dia 21 de Novembro às 21h30 com entrada gratuita.
Pedro Mestre evoca o mais genuíno toque de viola campaniça, que desde sempre acompanhou os cantes de improviso no Alentejo.
Neste espectáculo, Pedre Mestre irá presentear o público com temas inéditos da sua autoria e modas do cancioneiro tradicional alentejano, as quais ganham novo folego, onde a tradição e inovação se fundem.
Em Setembro, Pedro Mestre convidou músicos amigos e apresentou “Campaniça do Despique” no Centro Cultural de Belém. Em Grândola será acompanhado por Miguel Carreira na Voz, Guitarra, Guitarra Campaniça e Acordeão e por Pedro Calado na voz.
Há 20 anos a cantar a música tradicional do Alentejo, pioneiro do projeto de salvaguarda do Cante, fundador e ensaiador de corais alentejanos, Pedro Mestre é um dos principais responsáveis pelo surgimento de novas gerações na música tradicional do Alentejo, levando o Cante Coral Alentejano para as escolas, onde desde 2006 ensina a tradição a alunos do 1º ciclo, em várias escolas do Baixo Alentejo.
Pedro Mestre tem trabalhado na preservação e salvaguarda da viola campaniça, instrumento tradicional do Alentejo. Aprendeu com o mestres tocadores a arte de construir e dedilhar esta peculiar viola de arame e, para além de a ensinar nas escolas, já levou este instrumento aos quatro cantos do mundo.
Pedro Mestre está nomeado na categoria “Mais Música” dos Prémios Mais Alentejo 2015.
Mais informação: http://www.pedromestre.com.pt/v1/index.php/pt