A Paróquia de Grândola continua a apostar na preservação, recuperação e valorização do património religioso do Concelho tendo em curso, desde o início de Agosto, uma intervenção de conservação e restauro em quatro retábulos da nave da Igreja Matriz, datados dos séculos XVII e XVIII.
A intervenção está a ser realizada na talha dourada, em algumas imagens, azulejaria e pintura mural. Esta compreende em termos gerais a limpeza química, levantamento de repintes, consolidação da pintura, tratamento biológico das madeiras de cariz preventivo e curativo, consolidação e reforço das estruturas de madeira, preenchimento e colmatação de lacunas, assim como a consolidação de argamassas de pintura mural e estuques.
No altar lateral direito foram encontradas pinturas murais dos séculos XVI, XVII e XX e confirmou-se a existência de uma placa em pedra, na parede, com inscrição datada de 1615.
A obra está a ser realizada pela empresa Arterestauro – Conservação de Bens Culturais, Lda. e prevê-se que se encontre concluída no mês de Dezembro.
Esta acção de salvaguarda do património tem o apoio de mecenas locais, do Município de Grândola, da Direcção Regional de Cultura do Alentejo e do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.