- Obras de Arte Sacra da Igreja de Santa Margarida da Serra integram projeto de investigação ARILA
Obras de Arte Sacra da Igreja de Santa Margarida da Serra integram projeto de investigação ARILA
No seguimento da aprovação da candidatura ao projeto ARILA – Artistic Resources and Influences of Local Artists, submetida pela Arterestauro, Conservação de Bens Culturais, Lda, teve início no mês de fevereiro a análise dos materiais constituintes e técnicas artísticas de um conjunto de obras de arte da Igreja de Santa Margarida da Serra, nomeadamente três pinturas sobre tela e oito pinturas sobre madeira.
Os materiais recolhidos serão analisados e alvo de estudo, seguindo-se a interpretação dos dados científicos coligidos e a investigação histórico-artística do contexto religioso e geográfico.
Pretende-se que este processo culmine numa publicação que incluirá o resultado deste estudo, com contributos de historiadores de arte, cientistas e conservadores restauradores.
Este projeto conta com o apoio e envolvimento do Município de Grândola, Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra, Paróquia de Grândola e Direcção Regional da Cultura do Alentejo e com o contributo do laboratório José de Figueiredo e laboratório Hércules.
A candidatura ao projeto ARILA surge na sequência das intervenções de conservação e restauro que têm sido realizadas desde 2016 na Igreja de Santa Margarida da Serra, classificada como Monumento de Interesse Público desde 2019, bem como dos esforços contínuos e interesse demonstrados para a caracterização do património regional religioso, permitindo um maior conhecimento e valorização do relevante acervo existente e contribuindo para a promoção cultural e turística da região.