- Núcleo Museológico da Igreja de São Pedro e Reservas
Núcleo Museológico da Igreja de São Pedro e Reservas
Integrada num conjunto mais alargado de intervenções e com o objetivo de preservar a memória coletiva e valorizar o património arquitetónico, histórico e cultural do Concelho, implementando uma nova dinâmica turístico-cultural no Centro Tradicional da Vila, a Câmara Municipal de Grândola iniciou recentemente a obra de reconversão da Igreja de São Pedro e da antiga Central Elétrica em Núcleo Museológico e espaço de Reservas. A intervenção tem como finalidade criar um espaço que permita acolher exposições temporárias e de longa duração e as reservas museológicas do Município que passarão a deter condições de acondicionamento adequadas às suas diferentes tipologias. O Serviço será ainda dotado de um espaço apropriado para a realização das ações de conservação preventiva e de restauro.
Mantendo o conceito de preservação e qualificação do património, a intervenção prevê a manutenção do aspeto exterior dos edifícios e a reposição, sempre que possível, das suas características originais, sendo preconizada a utilização de métodos construtivos tradicionais, bem como de materiais de construção adequados, que, por um lado, respeitem as especificidades construtivas do edifício e, por outro, proporcionem um melhor acabamento e uma maior durabilidade à intervenção.
Espaços e funcionalidades:
Igreja de São Pedro - Será criada uma antecâmara na entrada/saída, que define o percurso do visitante que se inicia na zona de receção/loja do museu. A área expositiva é composta por uma sala principal para o acolhimento da exposição de longa duração, que ocupa a antiga nave e o altar-mor e por três salas laterais dedicadas a exposições temporárias. Por sua vez, a sacristia será transformada numa pequena sala de projeção. Dando apoio a toda a área de exposições serão criadas duas instalações sanitárias públicas, uma delas adaptada a portadores de deficiência.
Antiga Central Elétrica - Serão criadas salas de acondicionamento com condições específicas para os diferentes tipos de peças, nomeadamente para os têxteis e metais e para a coleção de Arqueologia, havendo a possibilidade de um destes espaços funcionar como arrumos - onde serão guardados os utensílios e o mobiliário de apoio à organização das exposições. Será também criada uma sala para a receção, o registo e a catalogação do acervo permanente e do temporariamente cedido, interligada com a sala de conservação e restauro, esta última equipada com bancada e área molhada para limpeza e lavagem de peças. Existirá ainda uma sala de trabalho, dotada de uma pequena copa para o quadro técnico do núcleo museológico, com acesso independente pelo exterior e respetiva instalação sanitária com duche/vestiário privado.
Zona Exterior Envolvente - Além do conjunto edificado, a intervenção vai abranger os espaços exteriores e prevê a criação de áreas verdes de enquadramento, de lugares de estacionamento e de acesso a pessoas com mobilidade condicionada, integrando-a na envolvente recentemente requalificada.
Custos da Obra:
A obra foi adjudicada à empresa Monumenta – Conservação e Restauro do Património, Lda. por 649.062,82€ + IVA e conta com uma comparticipação financeira de 85% do valor elegível, conseguida através da candidatura ao novo Quadro Comunitário de Apoio – Portugal 2020.