- Nas Comemorações de Abril Grândola presta Homenagem a Chico Buarque
Nas Comemorações de Abril Grândola presta Homenagem a Chico Buarque
Este ano, nas Comemorações do 49º Aniversário do 25 de Abril, o Município de Grândola presta homenagem ao cantor, escritor e compositor Chico Buarque, vencedor do prémio Camões 2019 e figura incontornável na cultura mundial.
Homenagear Chico Buarque é referenciar a democracia e a liberdade, valores indissociáveis da Grândola, Vila Morena.
Na Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola, dia 22 de abril, às 16h00, são inauguradas duas Exposições dedicadas a Chico Buarque.
«Quem te viu, Quem te vê» apresenta as caricaturas originais vencedoras do Concurso Nacional de Caricaturas de Chico Buarque promovido em 2016 pelo Instituto Memória Musical Brasileira, com curadoria de Zé Roberto Graúna.
«Chico Buarque: O que me é de direito» é uma exposição concebida pelo Município de Grândola com o objetivo primordial de contribuir para a salvaguarda da obra poética e musical de Francisco Buarque de Hollanda, que congrega, por meio de poemas e códigos para audição das canções, um conjunto de personagens e representações sociais reveladores da polifonia que caracteriza a produção poética de Chico Buarque.
Aos poemas e códigos selecionados e cronologicamente apresentados, representativos da sensibilidade das personagens ou classes evocadas, associam-se reproduções de obras de Egon Schiele, pintor expressionista a quem é atribuído o epíteto de revolucionador da pintura figurativa por haver optado por retratar o estado psicológico das personagens em vez da sua condição física.
No dia 25 de abril, o Cine Granadeiro recebe, às 21h00, o Tributo a Chico Buarque «QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ» um espetáculo singular em homenagem a um dos ícones da música brasileira.
O projeto que apresenta um repertório dedicado à obra inigualável de Chico é constituído pelos músicos brasileiros Thais Motta na voz – considerada pela crítica musical uma das grandes intérpretes da obra de Chico Buarque – Marcus Lima na voz e violão, Cristovão Bastos nos arranjos e piano, João Lyra no Violão, Dudo Oliveira nos sopros, Bororó no baixo e Marcus Thadeu na Bateria e percussões.
Temas como “Cálice”, “O que Será”, “Gota d’água”, “Olhos nos Olhos” e muitos outros vão ser tocados com arranjos e direção musical do premiado maestro Cristovão Bastos.
O espetáculo com direção artística de João Carino é realizado pelo Instituto Memória Musical Brasileira em parceria com a Muriqui Cultural, a Nosso Olhar e o Município de Niterói.
*A entrada é gratuita