- Mario Lucio com a banda “Os Kriols” em Grândola a 18 de fevereiro
Mario Lucio com a banda “Os Kriols” em Grândola a 18 de fevereiro
Mario Lucio regressa a Grândola para um espetáculo imperdível, onde vai apresentar o novo álbum "Migrants" acompanhado em palco pela banda “Os Kriols”. O concerto está agendado para dia 18 de fevereiro, às 21h30, no Cine Granadeiro Auditório Municipal.
Os bilhetes custam 10€ e estão à venda em https://ticketline.sapo.pt/ ou no próprio dia no local do espetáculo.
"Migrants" o décimo disco do músico, compositor, escritor e poeta marca simbolicamente uma viragem e uma viagem para lá das fronteiras da música de Cabo Verde. Lançado em novembro do ano passado, o seu mais recente álbum, é uma homenagem àquela que é a grande epopeia do ser (e do “ser-se”) humano: o fenómeno da migração.
Nas palavras do artista “É graças à migração que hoje somos tão diversos, porque ousámos ir além, adaptarmo-nos, misturarmo-nos. É dessa audácia dos nossos antepassados comuns que nascemos hoje da paleta de cores e texturas que correm no ADN de todos e de cada um. Do outro lado da história, de alguma forma e nalgum momento, fomos virando esta viagem ancestral do avesso, inventámos a separação e pervertemos o que temos de mais belo”.
Em Grândola, Mario Lucio apresenta-se em palco com a banda “Os Kriols” e uma equipa renovada, todos eles, tal como cada um de nós, frutos desta viagem ancestral, mostrando que ser crioulo é um Manifesto que não se vê mas que se sente à flor da pele.
Mario Lucio, nascido no Tarrafal e antigo Ministro de Cultura e Artes de Cabo Verde, é um dos principais artistas do país de todos os tempos. É o escritor mais premiado do país internacionalmente, o poeta que marca a viragem na nova poesia cabo-verdiana, e um dos mais conceituados pensadores da sua geração.
Compondo nos principais estilos de música de Cabo Verde, como Morna, Funaná, Batuque e Coladeira, as músicas e arranjos assinados por Mario Lucio encontram-se numa grande variedade de álbuns. É cantado e gravado por Cesária Évora e por uma gama de cantores emergentes e consagrados no país, como Mayra Andrade, Lura, Nancy Vieira, Lucibella, bem como por artistas do Brasil, Portugal, França e Itália.
Como um dos artistas mais solicitado de Cabo Verde, Mario Lucio já atuou na América do Norte, América do Sul, Europa, África, Ásia, China, Macau e Coreia do Sul.
Ao longo da sua carreira tem recebido inúmeras distinções e prémios, como Womex-Personalidade do Ano em 2014, Medalha de Mérito de 1.º Grau por relevantes serviços culturais, atribuída pelo Governo de Cabo Verde em 2017, Prémio Cubadisco do Melhor Álbum Internacional 2012 ou o Prémio PEN Clube de Literatura para melhor Romance em Português, 2016.