- Já iniciou em Grândola a formação de pessoal para produção de componentes para a aeronáutica
Já iniciou em Grândola a formação de pessoal para produção de componentes para a aeronáutica
O CENFIM - Centro de Formação da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, empresa a trabalhar desde 1985 na formação de profissionais para a área da indústria, iniciou ontem em Grândola, com o apoio da Câmara Municipal, a 1ª formação em programação de CNC, com o objetivo de formar pessoal para a nova empresa da LAUAK que se vai instalar no Concelho.
Neste primeiro dia, marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, o Diretor Geral da Lauak em Portugal, Armando Gomes, e o Administrador do CENFIM, Carlos Sousa.
Na sua intervenção, António Figueira Mendes referiu que “Para o Município esta ação tem um papel fundamental. Ser o primeiro curso é sempre uma vantagem, sendo que o esforço que o Município de Grândola fez para trazer a empresa Lauak para o Concelho não terminou com a assinatura do contrato, é nossa intenção acompanhar todo o processo. Neste caso, apoiámos a instalação do CENFIM e estamos a assegurar o pagamento da renda da sala onde está a decorrer a formação. O que se pretende é que todos se esforcem para aprender e que possam ser a semente de algo muito importante que vai acontecer em Grândola e no desenvolvimento do Concelho.”
Posteriormente tomou a palavra o Diretor Geral da Lauak em Portugal, Armando Gomes, que agradeceu a presença de todos e manifestou a sua satisfação em ver várias mulheres na sala, visto que na empresa de Setúbal isso já é uma realidade. Acrescentou que “grande parte dos presentes serão os alicerces da empresa em Grândola, visto que vão ser os primeiros e isso é muito importante! Espero que, tal como se passou em Setúbal, a nossa empresa seja uma grande empresa e que traga muito desenvolvimento para o Concelho. Tal como disse o Sr. Presidente da Câmara, existiu um grande esforço para implementar a empresa, era bastante difícil pensar que a Lauak poderia vir para Grândola. É uma grande aposta, sobretudo em vós”.
Por último o Administrador do CENFIM, Carlos Sousa, disse ser inédito, em termos de abertura, ter um curso com tamanha dignidade, com a presença de todos os que vieram manifestar o apoio neste primeiro dia. “Isto trás uma enorme responsabilidade. Sabemos que a dificuldade de emprego é elevada e o que posso transmitir é para aproveitarem esta oportunidade porque há muitas pessoas que gostariam de estar no vosso lugar”. Desejou as maiores felicidades e acrescentou “o CENFIM estará cá para ajudar “.
O Cenfim prevê iniciar em Grândola, em curto prazo, novas formações, nomeadamente, metalomecânica e apoio administrativo.