- Importância da prática de atividade física e desportiva para todos os cidadãos, ao longo de todo o ano
Importância da prática de atividade física e desportiva para todos os cidadãos, ao longo de todo o ano
Ao aderir mais uma vez ao projeto Semana Europeia do Desporto, o Município de Grândola pretendeu sensibilizar a população para os benefícios da prática regular de atividade física e desportiva na melhoria da qualidade de vida das pessoas, mais jovens ou menos jovens.
A Semana Europeia do Desporto, que se assinalou entre os dias 23 e 30 de setembro, integrou a realização de ações de sensibilização e distribuição de informação sobre a importância de uma alimentação saudável e dos benefícios da prática da atividade física, bem como, sobre a importância da existência de pequenas pausas no trabalho para a realização de exercícios de alongamento. A par destas ações que chegaram a diversas instituições de todo o Concelho, foram organizadas atividades desportivas dinamizadas pelo Município de Grândola em parceria com instituições do Concelho, as quais contaram com a participação de dezenas de pessoas, destacando-se a noite #BeActive com a corrida noturna, bem como, uma caminhada e uma atividade de canoagem.
Integrado na Semana Europeia do Desporto, no dia destinado ao Desporto Inclusivo e ao Desporto Sénior, bem como, no Dia Mundial do Coração que se assinala anualmente a 29 setembro, o Município adquiriu sete pistas de Minigolfe, destinadas a sete instituições do Concelho, com o objetivo de diversificar as oportunidades de prática de exercício físico nas instituições que acolhem populações seniores, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar dos utentes.
A Semana Europeia do Desporto em Grândola, integrou ainda o início de época do Centro Municipal de Marcha e Corrida, com sessões de marcha e de corrida, à 2ª, 4ª e 5ª, com início às 19h00, junto ao Parque Desportivo Municipal de Grândola.
Nas Escolas do 1º Ciclo de Jardins de Infância, surgiu ainda a oportunidade de, no âmbito do Dia do Desporto na Escola, se iniciar o processo de seleção de alguns Jogos Tradicionais Infantis a implementar nos estabelecimentos, através da marcação e pintura dos jogos nos recreios escolares, com materiais a disponibilizar pelo Município, contribuindo para um enriquecimento da prática de atividade física realizada pelos alunos durantes as momentos do dia sem aulas, ou, acompanhados pelos Docentes ou pelos Técnicos do Município em atividades mais organizadas.
Foi com sucesso que o Município se associou mais uma vez a esta iniciativa da Comissão Europeia, destinada a promover o Desporto e a Atividade Física em toda a Europa. Em Portugal, o projeto é coordenado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.