- Habitação, Educação e Juventude são as prioridades de Grândola no orçamento para 2025
Habitação, Educação e Juventude são as prioridades de Grândola no orçamento para 2025
Votação em Assembleia Municipal a 16 de dezembro
O orçamento municipal para 2025, no valor de aproximadamente 52 milhões de euros, aprovado em reunião de câmara, por maioria, vai para apreciação e votação, no próximo dia 16 de dezembro, em Assembleia Municipal. Este orçamento é destinado a responder às necessidades da população e a impulsionar o desenvolvimento do concelho. Entre as medidas destacam-se a disponibilização de cerca de 7 hectares de terreno para construção de habitações a custos controlados, habitação social e terrenos para autoconstrução para jovens. Na área da educação, o plano contempla a reabilitação dos Centros Escolares de Melides e do Carvalhal, bem como a conclusão do projeto do novo Centro Escolar de Grândola.
O orçamento reforça também o compromisso da autarquia com o alívio fiscal das famílias, o apoio a associações, clubes e instituições de solidariedade social, bem como a continuidade dos valores dos contratos interadministrativos com as juntas de freguesia do concelho. Aprovado na reunião de Câmara realizada em 21 de novembro, o documento segue agora para apreciação e votação pela Assembleia Municipal.
Habitação:
Na área da Habitação, a Câmara Municipal dá resposta às necessidades crescentes da população com a construção de mais fogos habitacionais. Este projeto permitirá a entrega de terrenos a cooperativas para a construção de habitações a custos controlados nas freguesias de Grândola e Santa Margarida da Serra, Carvalhal e Melides.
Simultaneamente, a autarquia disponibilizará terrenos para os jovens que desejem construir a sua própria casa, enquanto conclui, as habitações sociais localizadas em Grândola, Azinheira dos Barros e Muda, reforçando o seu compromisso com o direito à habitação acessível e digna.
Educação: requalificação de escolas e novo Centro Escolar beneficiam mais de 1200 alunos
Na Educação, o orçamento para 2025 assegura a modernização e requalificação das infraestruturas escolares em todo o concelho, que irá beneficiar mais de 1200 alunos. Entre os principais projetos, destaca-se a reabilitação dos Centros Escolares de Melides e do Carvalhal.
Será também finalizado o projeto do novo Centro Escolar de Grândola, permitindo a criação de condições mais adequadas para a comunidade escolar. Adicionalmente, serão concluídos os projetos de reabilitação da Escola Secundária António Inácio da Cruz e da Escola Básica 2/3 D. Jorge de Lencastre.
Juventude:
Em 2025, a Nova Casa da Juventude vai conhecer um passo decisivo com o lançamento do concurso que irá permitir o arranque da construção. Trata-se de um espaço localizado no centro de Grândola que acolherá as sedes de associações desportivas e culturais, bem como atividades dedicadas aos jovens, promovendo o envolvimento da comunidade juvenil.
Estradas e arruamentos: requalificação em todas as freguesias
A requalificação dos caminhos rurais do concelho, que já está a decorrer em várias freguesias, é outra das grandes apostas do executivo, que contemplou no orçamento investir no melhoramento de estradas, caminhos e arruamentos.
Desporto: infraestruturas de excelência
No que respeita ao Desporto, o município irá concluir as intervenções de melhoramento dos principais equipamentos desportivos do concelho, incluindo o Complexo Desportivo Municipal José Afonso, o Parque Desportivo Municipal e o Parque Desportivo do Carvalhal, cujas obras estão em fase final.
Desenvolvimento económico: terceira fase da Zona Industrial e Logística
No âmbito do desenvolvimento económico, a Câmara Municipal dará continuidade à aposta na dinamização empresarial e agrícola. Em 2025, será realizada a última parte da terceira fase da Zona Industrial e Logística de Grândola, enquanto se conclui o plano de pormenor do Parque Logístico de Grândola, situado junto ao IC1 e à linha ferroviária do Sul.
Cultura: valorização do património histórico e cultural
Na área da cultura, a Câmara Municipal prevê ainda a abertura do Núcleo de Etnografia na Casa Frayões Metellos, fortalecendo o património histórico e cultural do concelho.
Com este orçamento, a Câmara Municipal de Grândola reforça o seu empenho em responder às necessidades concretas dos grandolenses, promovendo o desenvolvimento em todo o concelho.