- Grândola recebe Tour da Economia Social e Solidária
Grândola recebe Tour da Economia Social e Solidária
Portugal acolhe o encerramento da Tour de Economia Social e Solidária 2016, entre 20 e 24 de junho. Um intercâmbio de experiências de economia solidária entre o Brasil e a Europa que traz as oradoras brasileiras Edlisa Peixoto e Elisabeth Grimberg a Portugal, a par da sua passagem pela Bulgária, Eslovénia e Croácia.
No dia 21 de junho, as oradoras vão estar em Grândola para o debate organizado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr, em parceria com o Município de Grândola, ”Alternativas em prática: exemplos de Economia Social e Economia Solidária” seguido de apresentação do documentário “Palmas”, de Edlisa Peixoto.
Partilhando a realidade solidária e emancipatória do Brasil, a realizadora Edlisa Peixoto dá-nos a ver no documentário “Palmas” aquele que foi o primeiro Banco Comunitário do país. Já Elisabeth Grimberg, co-fundadora do Instituto Pólis, em São Paulo, fala-nos da luta pelo reconhecimento do trabalho dos catadores de resíduos sólidos. A iniciativa enquadra-se no projeto europeu SSEDAS – Economia Social e Solidária e aposta numa reflexão e ação conjuntas do público europeu, em geral, e de dezenas de parceiros da Tour, em particular, sobre a temática. Nesta última etapa da Tour em Portugal, serão conhecidas duas boas práticas portuguesas do setor: a associação ADREPES, no distrito de Setúbal, e a ONGD MONTE-ACE, no distrito de Évora. No facebook.com/ssedastour2016 é possível acompanhar todos os passos da Tour em Portugal, organizada pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF).
O debate tem início marcado para as 14h00, no CineTeatro Grandolense, e vai ser moderado por Joana Correia, Coordenadora do Centro da Universidade Aberta de Grândola.
Biografia das oradoras