O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) está a levar a efeito um conjunto de ações de prevenção, vigilância e apoio ao combate contra incêndios. Desde do dia 15 de maio, que está no terreno o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, tendo sido antecipado 15 dias em relação ao ano passado. A partir de 1 de julho – início da denominada fase crítica – entrará em funcionamento o dispositivo com recurso a helicóptero.
Na reunião da Comissão Municipal de Defesa das Florestas (CMDF), que decorreu no passado dia 5 de junho, onde foi aprovado o Plano Operacional Municipal, o Presidente da Câmara, António Figueira Mendes informou que estão a ser tomadas as diligências para que a torre de vigia do Canal Caveira funcione, à semelhança do ano passado, com 2 ou 3 pessoas durante a fase crítica da ocorrência de incêndios.
O Autarca informou ainda que o Município está a proceder á construção de aceiros e aos trabalhos de limpeza das bermas das estradas municipais num total de 60 km.
No âmbito da prevenção dos Fogos Florestais estão também a ser desenvolvidas ações de sensibilização junto da população do concelho.