- Grândola participa no seminário final do Projeto Odyssea Sudoe 2
Grândola participa no seminário final do Projeto Odyssea Sudoe 2
A Vereadora da área do Turismo e da Cooperação da Câmara Municipal de Grândola, Carina Batista, foi uma das intervenientes no Fórum de capitalização e seminário final do projeto Odyssea Sudoe 2, realizado em Saint Cyprien (França) no passado dia 27 de Outubro.
O seminário contou com a participação dos parceiros do projecto – a Comunidade dos Municípios de Sud-Roussillon (França); a Secretaria Geral de Turismo do Ministério do Turismo e do Comércio do Governo Autónomo da Andaluzia (Espanha), o Ministério do Ambiente, Gestão territorial e Urbanismo do Governo Autónomo da Cantábria (Espanha) e as Câmaras Municipais de Grândola e de Silves (Portugal) – e de diversos convidados, de entre os quais se destacam a diretora do Secretariado Técnico Conjunto do programa europeu SUDOE - Isabelle ROGER e o diretor do projeto Odyssea Philippe Calamel, bem como representantes de entidades locais, regionais e internacionais.
Durante o encontro realizou-se uma videoconferência com Bruxelas, com a participação das redatoras da Política Turística Europeia para o período 2014-2020, em que foi destacada a importância do projeto Odyssea em termos da política de promoção turística e de desenvolvimento sustentável dos territórios marítimos e costeiros europeus, tendo o chefe de fila do projeto Odyssea Sudoe 2 sido formalmente convidado a apresentar o projeto numa conferência que irá decorrer em Janeiro, organizada pela Direção Geral das Empresas e da Indústria da Comissão Europeia.
Na sua intervenção a Vice-Presidente da Câmara de Grândola destacou a importância para o concelho da participação no projeto referindo que: “Este projeto permitiu-nos integrar uma rede internacional de territórios marítimos com larga experiência em processos de desenvolvimento sustentado e integrado. Deste modo pudemos partilhar as suas boas práticas o que nos ajudou a reforçar as nossas competências e o nosso potencial endógeno.
Possibilitou-nos, igualmente, a aplicação de um referencial comum, já testado e com sucesso e reconhecimento internacional relevantes, baseado em novas tecnologias de informação e comunicação, que contribuiu – e continuará a contribuir – para a promoção e difusão do concelho. Ao mesmo tempo concorreu para valorizar e reforçar os recursos das pequenas e médias empresas turísticas, culturais, agrícolas e florestais, e para aumentar a sua competitividade, com reflexos muito positivos na economia local e na geração de emprego.
Ajudou-nos, finalmente, a alinhar a nossa estratégia de desenvolvimento com os recursos existentes e a sua necessária sustentabilidade”.
Carina Batista afirmou ainda que o projeto Odyssea permitira ao município olhar o território concelhio numa perspetiva integrada e de sustentabilidade, ajudando a estabelecer redes e parcerias entre os grandes projetos de investimento e as pequenas unidades empresariais e agrícolas, contribuindo para a construção de um modelo de crescimento económico e social mais coeso, mais justo e solidário. O projeto contribuíra, igualmente, para valorizar as tradições, os usos e costumes locais, o património histórico e natural relevante do território concelhio e a identidade e cultura de Grândola, que constituem as bases do futuro coletivo que está a ser construído.
A Vice-Presidente do Município terminou a intervenção com uma referência ao poema Mar Português: “Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da língua portuguesa, escreveu um dia, acerca da odisseia marítima portuguesa: “Valeu a pena? Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”. Para Grândola, a participação no Odyssea valeu, realmente, a pena. Acredito que isto dirá tudo sobre a enorme alma deste projeto e dos parceiros que o sustentam!”