- Grândola Comemora 48 anos de Liberdade com mais de trinta iniciativas de entrada livre
Grândola Comemora 48 anos de Liberdade com mais de trinta iniciativas de entrada livre
Abril em Grândola, Vila Morena
A Liberdade, Incondicional
A revolução de Abril é assinalada na Terra da Fraternidade, até ao final do mês, com um vasto programa comemorativo que inclui concertos, exposições, espetáculos, cinema, a iniciativa “Abril Flores Mil” e atividades em todas as freguesias do concelho.
As comemorações começam no dia 1 com a inauguração, no Jardim 1º de Maio, da exposição «O 25 de Abril ao Ar Livre», produzida pela Casa da Achada – Centro Mário Dionisio, dedicada às transformações mais significativas que o 25 de abril de 1974 originou, segundo um texto da autoria de João Martins Pereira.
Destaques do programa comemorativo dos 48 anos da revolução dos cravos:
Iniciativas programadas na Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola: no dia 2, a abertura de duas Exposições comemorativas do centenário do nascimento de Artur Pastor, que vai contar com a atuação do Grupo Cramol com canções regionais e canto tradicional de mulheres; no dia 23, as Comemorações do 1º aniversário da Biblioteca e Arquivo e do Dia Mundial do Livro;
O Cine Granadeiro recebe no dia 16 a apresentação de “Dentro de ti Ó Cidade”, um projeto multiartístico que inclui dança, música e poesia, e no dia 22, o espetáculo “Cantar Abril “– Canta Ary dos Santos.
O Cineteatro Grandolense volta a receber o Ciclo de Cinema “Abril Documental” com a exibição de “Para Sama”, “Santiago Itália”, “Uma Vida Alemã e “Mais um Dia de Vida”.
“Abril Flores Mil” volta à mesa dos restaurantes do concelho tendo como principal elemento as flores comestíveis, na área da cozinha criativa.
Comemorar Abril
Em Grândola, Vila Morena, o momento mais emblemático será sempre a noite de 24 de Abril, este ano com um sabor especial ao voltarmos a comemorar juntos a noite da Liberdade.
Dino D’ Santiago e Golosa La Orquesta, uma banda internacional oriunda do Chile, são a aposta do Município de Grândola para os grandes concertos da noite. Mas a Festa da Liberdade começa às 20h15, no Parque de Feiras e Exposições, com animação do Grupeto do Coreto, a Corrida da Liberdade, a Arruada da Banda da SMFOG e o espetáculo de fogo de artifício piromusical.
O dia 25 é todos os anos comemorado com um simbolismo especial na terra que é indissociável da revolução de abril de 1974 e dos seus valores de democracia, fraternidade, igualdade, e que dá nome à canção que é um hino mundial de liberdade e resistência à opressão.
Às 11h00, nos Paços do Concelho, decorrerá a cerimónia do Hastear da Bandeira, seguido da Sessão Comemorativa dos 48 anos do 25 de Abril. À tarde, a festa regressa ao Jardim 1.º de Maio com a atuação de grupos de música tradicional do concelho.