Sob o tema Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar, o Município de Grândola assinala este sábado, 18 de Abril, o Dia Internacional de Monumentos e Sítios com sete iniciativas para “descobrir o concelho”.
O Centro Ciência Viva do Lousal promove “Lousal - da Claridade à Escuridão”, um percurso pedestre pela antiga Corta Mineira, para explorar os vestígios da arqueologia industrial mineira e o património natural e a entrada na “Galeria Valdemar – a primeira galeria de exploração mineira. Segue-se a exibição do documentário “ Gunter Stauss: o Geólogo do Lousal” e a visita ao Museu Mineiro do Lousal.
Em Grândola a proposta é conhecer e explorar a “Várzea de Grândola”, num passeio pedestre por um conjunto de elementos históricos, naturais e culturais que permitem compreender Grândola, desde as eras mais remotas até à actualidade.
Em Tróia as sugestões são uma visita guiada à Basílica de Tróia, uma sessão sobre a pintura mural da Basílica, a sua conservação e restauro, e uma visita guiada às Ruinas Romanas de Tróia para conhecer a fábrica de salga, as termas, o mausóleo, a necrópole e a área residencial.
Em Santa Margarida da Serra há para explorar a “Casa Museu Manuel Chainho” uma casa tradicional alentejana”, feita de taipa e equipada com mobiliário, utensílios e roupas de época.
Mais informação em http://w3.patrimoniocultural.pt/dims/index.php e www.cm-grandola.pt