- Grândola assinala Dia Internacional da Proteção Civil com foco na formação e sensibilização de profissionais e jovens
Grândola assinala Dia Internacional da Proteção Civil com foco na formação e sensibilização de profissionais e jovens
![Grândola assinala Dia Internacional da Proteção Civil com foco na formação e sensibilização de pr...](/thumbs/cmgrandola/uploads/news/image/1908/exercicio_desencarceramento___dia_mundial_protecao_civil__74__1_1024_2500.jpg)
Ações específicas para profissionais do Sistema de Proteção Civil e demonstrações práticas para jovens marcam o programa das Comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil em Grândola, que decorre de 13 de fevereiro a 15 de março.
O calendário de atividades inicia-se no dia 13 de fevereiro com a primeira de três ações de sensibilização reservadas a profissionais do Sistema de Proteção Civil, que se irão realizar no Cineteatro Grandolense. Estas sessões, que se repetem a 24 de fevereiro e a 10 de março, têm como objetivo reforçar competências técnicas e criar redes de colaboração mais sólidas entre os agentes da área.
Para os mais jovens, o programa inclui demonstrações práticas de Suporte Básico de Vida – Posição Lateral e Manobra de Heimlich, ministradas pelos Bombeiros Mistos de Grândola, e uma ação de formação sobre espécies invasoras a cargo do Gabinete Técnico Florestal do Município. Desta forma, os alunos dos 8.ºs e 9.ºs anos do Agrupamento de Escolas de Grândola terão a oportunidade de aprender técnicas essenciais para a salvaguarda da vida humana e ambiental.
No dia 28 de fevereiro, o foco alarga-se a toda a população com um seminário dedicado aos “Riscos Costeiros”, a decorrer no Cineteatro Grandolense. Esta sessão será um espaço de reflexão e alerta para os desafios e medidas preventivas associados à vulnerabilidade costeira da região.
Já no dia 1 de março, data em que se celebra o Dia Internacional da Proteção Civil, a população poderá assistir a um desfile de viaturas e equipamentos de Proteção Civil pelas ruas de Grândola, uma iniciativa que pretende dar a conhecer as capacidades materiais e humanas dos agentes que atuam no concelho e enaltecer o desempenho do serviço prestado aos munícipes.
Este conjunto alargado de iniciativas, além de celebrar a importância dos agentes de Proteção Civil no nosso quotidiano, reforça a importância de preparar a sociedade para responder eficazmente a situações de emergência e/ou catástrofe.