- Grândola apresenta “Hélder Moutinho: Um Fado na Mouraria”
Grândola apresenta “Hélder Moutinho: Um Fado na Mouraria”
O vencedor do Prémio Amália pelo álbum "Luz de Lisboa” apresenta dia 21 de Outubro às 21h30 no Cine-Granadeiro Auditório Municipal o espectáculo “Um Fado na Mouraria” que nos traz o ambiente único de um dos bairros mais tradicionais de Lisboa, a Mouraria, com a tradição das Casas de Fado e a espontaneidade do Fado Tradicional.
“1987” é o mais recente disco de Hélder Moutinho e o ponto de partida para este espetáculo, no qual são cantadas as quatro histórias que o integram : “Os dias da liberdade”, “A história de um desencontro”, “O luto de uma relação” e “Maria da Mouraria” na voz e com a emoção únicas do fadista.
Neste espectáculo de entrada gratuita, inserido na programação das Comemorações do Dia do Concelho, o Fadista far-se-á acompanhar em palco pelos músicos Marco Oliveira na voz e viola de fado, Ricardo Parreira na guitarra portuguesa e Ciro Bertini na viola baixo.
Poeta e intérprete único, Hélder Moutinho representa as raízes mais fortes do Fado Tradicional. De uma voz poderosa e rara sensibilidade emocional, Hélder Moutinho é a prova de que ser Fadista é uma condição de vida.
O respeito pelas raízes mais tradicionais levou-o a criar algumas das casas de Fado mais importantes de Lisboa: da Mesa de Frades à Bela Vinhos e Petiscos, em Alfama; das noites de Fado na Fábrica do Braço de Prata ao Chapitô, das margens do Tejo ao Castelo.
Hélder Moutinho tem apresentado o seu Fado ao longo do tempo em alguns dos maiores palcos do mundo: o Lincoln Center (Nova Iorque, EUA); Festival de Chicago World Music; Concertgebouw (Amesterdão, Países Baixos), Festival Músicas do Mundo Rudolstadt (Alemanha), o Ulsan Festival Músicas do Mundo (Coreia do Sul) ou o Palais des Beaux-Arts (Bruxelas).
“Hélder Moutinho : Um Fado na Mouraria” é também o título de uma curta metragem exibida na RTP que retrata o ambiente único da tradição das casas de fado.