- FESTIVAL TERRAS SEM SOMBRA 2015 – Concerto em Grândola
FESTIVAL TERRAS SEM SOMBRA 2015 – Concerto em Grândola
Grândola recebe grandes intérpretes premiadas pelo Vaticano no Concurso Internacional de Música Sacra de Roma
“Vinho Velho em Odres Novos: Perspectivas das Novas Gerações sobre a Voz Humana”
18 de Abril - 21h30 - Igreja Matriz de Grândola
Dando novos sinais de ruptura com uma linha demasiado convencional na abordagem da música sacra, o Festival Terras sem Sombra apresenta no seu próximo concerto, em Grândola, terra de muitas ressonâncias artísticas, uma experiência estética única: o recital que une duas intérpretes de excepção, Patricia Janečková e Celeste Shin Je Bang, vencedoras – respectivamente com o primeiro e o segundo prémios – do Concurso Internacional de Música Sacra de Roma, de 2014, realizado sob a égide da Santa Sé.
O concerto terá lugar na igreja matriz de Nossa Senhora da Assunção, no próximo sábado, 18 de Abril, pelas 21h30. Sob o título “Vinho Velho em Odres Novos: Perspectivas das Novas Gerações sobre a Voz Humana”, faz parte da 11.ª edição do Festival Terras sem Sombra, iniciativa do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, em colaboração com o município e a paróquia locais (como todas as actividades deste projecto, é de entrada gratuita). Domingo, uma acção de salvaguarda da biodiversidade traz ao palco o património geológico da faixa piritosa do Alentejo, habitat privilegiado de muitas manifestações da biodiversidade.
Trata-se da primeira vez que a soprano Patricia Janečková e a meio-soprano Celeste Shin JeBang actuam em Portugal, o que torna este promissor concerto uma ocasião histórica. “É difícil conseguir maior contraste entre duas cantoras”, salienta Juan Ángel Vela del Campo, director artístico do Festival: “juntá-las, em Grândola, num recital com estas características, afigurou-se uma oportunidade de ouro, para além de uma clara aposta no futuro do canto”. Vela del Campo, celebrado crítico musical espanhol, integrou, no passado Outono, o júri do Concurso de Música Sacra da Academia Musical Europeia. “Houve unanimidade nas deliberações, algo pouco frequente, e os dois primeiros prémios recaíram em duas cantoras nos antípodas estilísticos”, explicou, acrescentando “é um privilégio poder levar a cabo um encontro musical com estas características”.
Patricia Janečková, nascida na Eslováquia em 1998, triunfou em Roma com a sua interpretação da Paixão segundo São Mateus, de J. S. Bach. A crítica tem chamado a atenção para a maturidade musical desta soprano que, desde os quatro anos de idade, encanta sucessivas audiências – mesmo as mais exigentes. De uma entoação e afinação vocal perfeitas, aos 12 anos venceu, com a sua voz cristalina, o concurso da televisão checa e eslovaca, Talentmania, sendo nomeada vencedora absoluta e recebendo o prémio das mãos do célebre tenor eslovaco Peter Dvorský. Porém, foi na série “Junge Talenteder Klassik 2013”, que teve início a sua carreira internacional a solo. Em 2014, distinguiu-se como protagonista de Buquet, adaptação de poemas e baladas da literatura checa.
O segundo prémio do concurso de Roma foi concedido à meio-soprano Celeste Shin Je Bang, de nacionalidade sul-coreana, que brilhou com Requiem. Natural de Seoul (1982), esta grande cantora tem sido reconhecida internacionalmente, alcançando importantes galardões. Estreou-se no Teatro alla Scala, de Milão, em 2013, no papel de Lucila (La Scala di Seta, de Rossini) e fez Il Piccolo Spazzacamin, de Britten, no papel de Miss Baggot. Outras actuações suas de relevo foram na Petite Messe Solennelle, de Rossini, no Teatro Müvészetek Palotája de Budapeste, sob a direcção de Bruna Casoni, e na Missa en Dó Maior, op. 86, de Beethoven, no Nuovo Teatro dell’Opera, de Florença, sob a direcção de Omer Meir Welber.
Complementar entre si, esta dupla será acompanhada pela pianista Julia Grejtáková, outra notável intérprete eslovaca, fautora de brilhante carreira internacional. Um repertório de excelência, cheio de colorido e de profundidade, com obras de Rombi, Handel, Bach, Mozart, Vivaldi, Rossini e Verdi, adequa-se em pleno a um dos mais monumentos religiosos do Alentejo litoral, a Igreja Matriz de Grândola, que tem vindo a ser alvo de obras de restauro e se destaca pela excelência do seu património de artes decorativas.
José António Falcão, director-geral do Festival Terras sem Sombra, chama a atenção, por seu turno, para o desafio de apresentar, no Alentejo, “uma região especialmente vocacionada para a música sacra”, premières de repercussão europeia. “Faz todo o sentido reivindicar para a nossa região um papel próprio no panorama da arte dos nossos dias; este festival integra a divisão de topo da música sacra e o concerto do próximo sábado, em Grândola, é uma boa prova disso”, acrescenta Falcão, sublinhando: “o tempo do provincianismo, em termos de vida cultural, já passou; hoje, ou estamos à frente ou ficamos à margem”.
Biodiversidade - Acção do Terras Sem Sombra em Grândola destaca a importância da geodiversidade da faixa piritosa.
Na manhã de domingo, 19 de Abril, músicos, moradores e a comunidade do Festival unir-se-ão, como é timbre do Terras sem Sombra, numa iniciativa de salvaguarda da biodiversidade.
Com o apoio do Centro Ciência Viva do Lousal, do Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências da Unesco, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, esta acção – invulgar entre nós – convida o público a mergulhar nos tempos geológicos, numa visita em torno de uma das principais regiões mineiras da Europa: a faixa piritosa ibérica.
Levantando o véu sobre de que forma esta faixa estruturou a ocupação humana num vasto território do Sudoeste peninsular, os participantes são convidados a conhecer o extraordinário património geológico português, nas suas múltiplas vertentes, muitas das quais ainda pouco divulgadas. Numa animada acção, serão observadas a antiga corta (escavação a céu aberto) e uma galeria mineira, santuários da geodiversidade e da biodiversidade, enquanto contadores de histórias partilharão vivências dos antigos mineiros.
O diálogo entre gerações é outras das componentes desta iniciativa, já que vão estar presentes os alunos, os professores e os técnicos da Eco-Escola das Ameiras, um estabelecimento do ensino básico de Grândola cujo programa escolar se centra, em larga medida, no património ambiental do concelho, e que é presença regular, sempre muito interessada, nas actividades do Festival Terras sem Sombra. Da sua interacção já resultaram a criação de um “Museu do Sobreiro” ao ar livre e projectos em curso sobre a valorização do montado sobro e a salvaguarda da Serra de Grândola, onde se verificam severos problemas de conservação de espécies autóctones.