- Exposição “José Afonso, Andarilho, Poeta e Cantor” patente ao público nos Antigos Paços do Concelho de Grândola
Exposição “José Afonso, Andarilho, Poeta e Cantor” patente ao público nos Antigos Paços do Concelho de Grândola
A exposição sobre a vida e obra de José Afonso, inaugurada na passada sexta-feira, 9 de Maio, contou com a presença de Zélia Afonso, do Executivo Municipal, da AJA - Associação José Afonso e da SMFOG – Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense.
Inserida no programa das Comemorações dos 50 Anos do Poema “Grândola Vila Morena” a exposição proporciona aos visitantes uma viagem pelas diversas dimensões da vida e obra de José Afonso, aliando os estímulos visuais e auditivos à vertente pedagógica e cívica associada permanentemente a José Afonso.
“José Afonso, Andarilho, Poeta e Cantor” foi construída em 1994, com o apoio da “Lisboa 94 – Capital Europeia da Cultura”, sendo comissariada pelo professor e pintor Rogério Ribeiro e produzida pela Associação José Afonso.
De acordo com Rogério Ribeiro, esta exposição foi elaborada “a partir e com os materiais e imagens que José Afonso dispersamente, e desta vez ainda não reunidos como o desejamos, deixou como sementes um pouco por todo o lado. “
Segundo a Associação José Afonso "A Exposição teve como suporte documental livros, entrevistas na imprensa e gravações que José Afonso concedeu. Foi através da sua palavra que se procuraram as referências e os comentários que acompanham as fotografias.
Foram particularmente importantes nesta recolha uma entrevista gravada com Luís Filipe Rocha, em 1983, e o livro de José Salvador, Livra-te do Medo".
A Exposição, de entrada livre, está patente ao público nos antigos Paços do Concelho de Grândola (Praça D. Jorge) de segunda a sexta-feira entre as 15h e as 18h, e aos sábados das 10h às 13h.
As visitas de grupos devem ser marcadas através do 260 450 080 / 269 750 421