- “Em Abril Flores Mil” - Grândola celebra abril com flores à mesa
“Em Abril Flores Mil” - Grândola celebra abril com flores à mesa
1 abril | 1 maio
“Em Abril Flores Mil”, iniciativa promovida pelo Município de Grândola no âmbito das Comemorações de Abril, vai decorrer ao longo do próximo mês e explora a coincidência do símbolo da revolução do 25 de Abril ser uma flor – o cravo vermelho, das celebrações anuais ocorrerem em plena primavera e das tendências da nova cozinha, que recorrem cada vez mais à inclusão de produtos novos, incluindo as flores comestíveis, nas mais variadas criações de pratos culinários.
No primeiro dia da iniciativa, a Biblioteca e Arquivo do Município, recebe a escritora e poetisa Maria Edite Rodrigues para a realização da palestra ”O retrato das flores do meu caminho e do meu jardim”.
Ao longo do mês, as flores são o mote para a dinamização de workshops. Na Casa dos Artesãos vai aprender-se a arte de confecionar o feltro, na tarde do dia 15 de abril. Na manhã deste sábado, no Mercado Municipal, Vanda Figueiredo vai explicar a forma fácil, rápida e económica de fazer sumos naturais e compotas; e no dia 22, Carla Pereira, do Monte Primavera, desvenda os segredos e usos das flores comestíveis.
Os passeios na natureza voltam a ter destaque em “Em Abril Flores Mil”. O primeiro sob o tema “As plantas da orla costeira” acontece no litoral do concelho, na zona dunar e Lagoa de Melides, com a presença de Miguel Boeiro e Mónica Martins; no dia 29, a Herdade da Ribeira Abaixo, na serra de Grândola, é o local escolhido para o passeio dos insetos com a participação do Projeto Tagis.
A Casa Mostra de Produtos Endógenos recebe no dia 2 o conceituado chef Jorge Rodrigues que no show cooking “Magia e sabor na Páscoa- borrego e flores” vai partilhar sugestões de confeção e empratamento de pratos alusivos à época pascal. Este espaço municipal, local privilegiado para assistir ao pôr do sol, recebe no dia 29 o Sunset Primavera com bebidas floridas preparadas pelo barman Wilson Pires/Cocktails em Verso, petiscos e tapas pelo chef André Lopes, ao som da música do DJ Senõr Pelota.
À semelhança das edições anteriores, vai realizar-se de 22 de abril a 1 de maio, nos restaurantes aderentes do concelho, uma Mostra Gastronómica dedicada às flores.