- Conselho Intermunicipal reúne com Bombeiros da sub-região
Conselho Intermunicipal reúne com Bombeiros da sub-região
O Conselho Intermunicipal da CIMAL reuniu, no dia 18 de fevereiro, com as Corporações de Bombeiros e respetivas Associações Humanitárias do Alentejo Litoral. Na agenda estiveram assuntos relacionados com o próximo quadro comunitário, o Portugal 2020, bem como o aprofundamento da cooperação entre os Municípios e as Associações Humanitárias e Corporações de Bombeiros.
Os Presidentes dos Municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines e os responsáveis pelos corpos voluntários de bombeiros de Alcácer do Sal, Torrão, Grândola, Odemira, Vila Nova de Milfontes, Santiago do Cacém, Cercal do Alentejo, Vila Nova de Santo André e Sines reuniram em Grândola e discutiram as perspetivas de futuro.
Sobre o próximo pacote de fundos comunitários, que irá até 2020, e no qual surgem diversas oportunidades de financiamento para os corpos de bombeiros, foram analisadas as formas de colaboração, nomeadamente tendo em vista que os Municípios podem contribuir para uma melhor absorção de financiamentos.
O Conselho Intermunicipal fez, ainda, um ponto de situação relativamente ao processo em curso para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual, que decorre no âmbito da Comunidade Intermunicipal.
Existe consenso em torno da necessidade de aprofundamento da plataforma de cooperação entre os Municípios do Alentejo Litoral e as Associações Humanitárias e Corpos de Bombeiros Voluntários, tendo os responsáveis dos bombeiros aproveitado a oportunidade para sensibilizar os Autarcas da sub-região para as suas necessidades mais prementes preocupações mais relevantes.
Discutiu-se, igualmente, a abordagem municipal e intermunicipal para as questões da Proteção Civil, nomeadamente numa perspetiva de futuro, e considerando as intenções do Governo de proceder a alterações legislativas que reforçam a responsabilidade dos Municípios nestes domínios. Independentemente da posição que o conjunto dos Municípios possa vir a tomar sobre as iniciativas legislativas que se venham a empreender, foi reiterado que as Câmaras Municipais se encontram disponíveis para colaborar com as corporações de bombeiros, valorizando o seu papel e contribuindo para a mais eficiente resposta às necessidades das populações.