- Concerto com a “A Naifa” e o Cante Alentejano em destaque nas Comemorações do Concelho de Grândola
Concerto com a “A Naifa” e o Cante Alentejano em destaque nas Comemorações do Concelho de Grândola
As Comemorações do Dia do Concelho arrancam amanhã a partir das 11h00 com a arruada da Banda Juvenil da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense pelas ruas da Vila Morena.
Os jovens músicos juntam-se depois ao grupo Coral Coop para uma atuação no Largo Catarina Eufémia que assinala também o Dia Mundial da Música.Segue-se na Biblioteca Municipal, a inauguração da exposição “António Inácio da Cruz: um homem, uma escola, uma comunidade”*
O programa das Comemorações dos 470 anos da atribuição da carta de vila decorre ao longo do mês de outubro nas 4 freguesias do concelho através da realização de iniciativas musicais, culturais, recreativas e desportivas, com destaque para o concerto com “A Naifa” no dia 21, véspera do feriado municipal.
O Cante Alentejano, candidato a Património Cultural Imaterial da Humanidade assume este ano um papel de relevância nas comemorações, com a exibição do filme “Alentejo, Alentejo” de Sérgio Tréfaut, no dia 26. A sessão de entrada gratuita,conta com a atuação do Grupo Coral Moços da Aldêa seguindo-se uma conversa com Paulo Lima, Diretor da Casa do Cante.
O Programa das Comemorações do Concelho de Grândola foi preparado pela Câmara Municipal em conjunto com as Juntas de Freguesia e o Movimento Associativo.
*“António Inácio da Cruz: um homem, uma escola, uma comunidade”
A exposição António Inácio da Cruz: um homem, uma escola, uma comunidade, organizada pela Associação Antigos Alunos, Professores e Funcionários da Escola Agro-Industrial António Inácio da Cruz, pelo Município de Grândola e pelo Agrupamento de Escolas N.º 1 de Grândola, integra-se no âmbito das comemorações do 50.º aniversário da Escola Secundária António Inácio da Cruz – ESAIC e pretende dar a conhecer o benemérito fundador, a origem do estabelecimento escolar, bem como a importância da Escola no contexto da comunidade grandolense e da região. A Exposição é constituída por documentos escritos, fotografias e espólio de António Inácio da Cruz e da ESAIC.