- Com equipamento interativo e acessibilidade universal está reaberto ao público o renovado Museu Mineiro do Lousal
Com equipamento interativo e acessibilidade universal está reaberto ao público o renovado Museu Mineiro do Lousal
A sessão de reabertura do renovado Museu Mineiro do Lousal, na sequência das profundas obras de requalificação e melhoramento daquele importante núcleo museológico do Museu Municipal Polinucleado de Grândola, realizou-se no dia 6 de dezembro, na aldeia mineira do Lousal, em Grândola, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, da Vereadora do pelouro da Cultura, Carina Batista, do Presidente da Direção da Associação Centro Ciência Viva do Lousal (ACCVL), Jorge Relvas, das entidades parceiras da ACCVL e da comunidade mineira, entre outros.
Inaugurado em 2001, o Museu Mineiro do Lousal está instalado no edifício da antiga Central Elétrica da empresa de exploração Mines et Industries. Este museu integrou, desde o seu início, o relevante acervo documental da empresa e a importante coleção de equipamentos, máquinas, ferramentas, mobiliário e outros objetos que, no contexto do discurso museológico definido, permitem dar a conhecer a história da mineração e o quotidiano da vida e do trabalho dos mineiros ao longo dos seus 88 anos de exploração da mina no século XX.
Volvidos mais de 20 anos sobre a abertura do Museu Mineiro do Lousal, tanto o edifício como o discurso expositivo começavam a manifestar a necessidade de uma intervenção que assegurasse, não apenas a sua conservação, mas uma visão atualizada e unificadora do discurso expositivo, por meio de soluções atuais assentes na modernização do espaço e das unidades expositivas.
Na sessão de reabertura, o Presidente da Direção da Associação Centro Ciência Viva do Lousal, Jorge Relvas, salientou que «a concretização desta intervenção visou a preservação e valorização do património industrial, material e imaterial, ao mesmo tempo que acrescentou vetores de comunicação em trono da ciência e tecnologia, revitalizando e trazendo mais motivos de interesse e de diversificação através de uma experiência mais envolvente, inclusiva e imersiva para os visitantes, solidificando o Museu como um marco cultural patrimonial, arquitetónico e turístico para o concelho de Grândola, e deste, para o país e para o mundo.».
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, referiu «o trabalho fabuloso que tem sido realizado no Lousal, que transformou a aldeia mineira num polo de desenvolvimento cultural, enriquecendo o património e a história do concelho e mantendo viva a memória coletiva da atividade mineira, dos mineiros e dos seus familiares.».
O processo de valorização e modernização do edificado contou com o restauro de toda a infraestrutura.
O edifício recebeu ainda uma nova sala, de carater multifuncional, onde serão desenvolvidas iniciativas incluídas do plano de atividades dos serviços educativos do Museu Mineiro do Lousal, a apresentação de exposições temporárias e a realização de palestras e conferências relacionadas com diferentes temáticas.
No que respeita à definição do novo discurso expositivo do Museu, além da atualização e reforço das unidades expositivas já existentes – Central de Compressores, Central de Geradores, Exposição de Maquetes de Modelos de Minas do séc. XIX e Casa de Saúde –, foram inauguradas novas áreas intituladas Fundo da Mina, Serviços Geológicos, Laboratório Químico e Comunidade Mineira, que refletem diferentes aspetos relacionados com os serviços e a atividade mineira, bem como com a componente social desta antiga mina de exploração de pirite.
No que respeita às ferramentas e à linguagem de comunicação utilizadas na definição do novo discurso expositivo do museu, destaca-se a opção por soluções tecnologicamente atualizadas, com recurso a modelação 3D, que permitem apresentar os espaços e equipamentos em ecrãs interativos que se encontram nas áreas expositivas. Interagindo com estes ecrãs, os visitantes poderão, de forma intuitiva, aceder a informação específica relacionada com aspetos técnicos, com a histórica e o propósito de utilização destes equipamentos em contexto mineiro. Novidade é também um sistema de realidade virtual, que permite por ex. descer ao interior da Mina do Lousal.
Recorrendo a um modelo 3D do Museu, à entrada, o visitante poderá utilizar um ecrã interativo que apresenta o edifício, áreas expositivas e contextualização histórica do Lousal. Este software estará igualmente disponível on-line, na webpage do Museu Mineiro do Lousal, permitindo ao visitante fazer o planeamento da sua visita antes de se deslocar ao Lousal.
A «visita orientada» foi alvo de atualização e de modernização. Além do acompanhamento por parte dos funcionários da Associação Centro Ciência Viva do Lousal, o visitante poderá solicitar o acompanhamento da visita pelo FeS2 (fórmula química da pirite, minério explorado no Lousal), um robô que acompanha o visitante, apresentando cada uma das áreas expositivas e estimulando a interação com os diferentes recursos multimédia disponíveis nos espaços.
O Museu Mineiro abre portas todos os dias da semana, exceto às segundas-feiras, das 10h00 às 18h00.
O Museu está encerrado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2024 e 1 de janeiro de 2025.
Os bilhetes podem ser adquiridos na zona de acolhimento da Mina de Ciência – Centro Ciência Viva do Lousal.
Informação específica sobre as visitas pode ser consultada na webpage da Mina de Ciência – Centro Ciência Viva do Lousal ou por meio do número de telefone 269 750 520.
DESCRIÇÃO DAS ÁREAS EXPOSITIVAS
ACOLHIMENTO
Na área de acolhimento do Museu Mineiro do Lousal o visitante encontrará um ecrã interativo que introduz a visita. Através um modelo 3D do edifício, poderá consultar as áreas expositivas disponíveis, assim como a temática geral de cada exposição. Neste ecrã poderá ainda consultar informação específica sobre o enquadramento geológico destra mina, história da sua descoberta, dados cronológicos sobre a exploração e estrutura do sistema de galerias subterrâneas que permitiram a exploração de pirite, minério rico em enxofre utilizado para a produção de adubos fosfatados.
CENTRAL DE COMPRESSORES
Unidade dedicada à exibição dos antigos equipamentos utilizados para a produção de ar comprimido, essencial para garantir a força motriz que movimentava todo o equipamento mecanizado utilizado na mina do Lousal. Adicionalmente, num ecrã interativo, poderá explorar cada equipamento através de modelos 3D que permitem analisar as suas diferentes peças, perceber as diferentes características técnicas, assim como acompanhar a evolução tecnológica da produção de ar comprimido nesta mina.
FUNDO DA MINA
Exposição dedicada ao trabalho no interior das galerias mineiras subterrâneas, onde se destacam aspetos relacionados com o trabalho dos “marteleiros” - responsáveis pela operação dos martelos pneumáticos de perfuração, e evolução dos sistemas de iluminação na exploração mineira. Neste espaço, recorrendo a tecnologia de realidade virtual, o visitante poderá utilizar um sistema de simulação que o transportará para o interior da Mina de Lousal, proporcionando-lhe a experiência de utilizar um martelo pneumático.
MODELOS DE MINAS DO SEC. XIX
Exposição constituída por 16 maquetes de modelos de minas que retratam diferentes soluções técnicas aplicada em contexto mineiro. Estas maquetes, desenvolvidas na Universidade de Frieberg (Alemanha) em finais do sec. XIX e trazidas para Portugal do Alfredo Bensaude, primeiro diretor do Instituto Superior Técnico de Lisboa, são propriedade desta instituição e encontram-se cedidas para exibição no Museu Mineiro do Lousal. Neste espaço, para além da observação dos modelos, o visitante poderá utilizar uma consola para selecionar cada uma das maquetes e obter informação detalhada sobre as suas características e propósito de aplicação em contexto mineiro.
SERVIÇOS GEOLÓGICOS
Exposição que resulta do trabalho de investigação e levantamento de diversos aspetos relacionados com os serviços geológicos da Mina do Lousal, essenciais para o desenvolvimento dos trabalhos de prospeção mineira, estudos geológicos e identificação das massas de minério do Lousal. No espaço, para além da observação de mobiliário e objetos relacionados com estes serviços, o visitante poderá interagir com um módulo que explora conteúdos relacionados com diferentes minerais da Faixa Piritosa Ibérica, características físicas e químicas dos mesmos, assim como com a sua exploração e utilização para diversas aplicações do quotidiano.
LABORATÓRIO QUÍMICO
Área expositiva que exibe material de laboratório, reagentes químicos e equipamento utilizados no laboratório da Mina do Lousal e que explora conteúdos relacionados com a importância das análises químicas para a quantificação do enxofre e metais presentes no minério explorado na Mina do Lousal.
CASA DE SAÚDE
Exposição que resulta do levantamento e inventariação do acervo dos antigos serviços médicos e farmacêuticos da Mina do Lousal, criados pela SAPEC para garantir a prestação de cuidados de saúde a toda a população do couto mineiro. Neste espaço o visitante poderá observar objetos referentes aos serviços de fisiatria, radiologia, estomatologia, maternidade, farmácia, entre outros.
CENTRAL DE GERADORES
Na sala que dava nome a toda a infraestrutura – Central Elétrica, o visitante poderá observar 3 dos quatro motores de combustão interna que garantiam o fornecimento de eletricidade a todo o couto mineiro do Lousal, assim como o quadro elétrico a partir do qual era controlada toda a energia elétrica aqui produzida. Para além dos motores, a sala conserva ainda diferentes elementos, tais como armários de ferramentas, depósitos de fornecimento de combustível e cadernais utilizados para manutenção do equipamento. Tal como no caso dos compressores, dois ecrãs interativos apresentam modelos 3D dos equipamentos aqui instalados, permitindo explorar aspetos técnicos relacionados com os mesmos. Adicionalmente, num ecrã particularmente dedicado ao motor mais antigo da central, instalado em 1936, é possível explorar conteúdo relacionado com a importância histórica dos motores de combustão interna, modo de funcionamento e operação específica na Mina do Lousal.
COMUNIDADE MINEIRA
Espaço dedicado à população do couto mineiro do Lousal que assegurava não só a operação de exploração da Mina, mas também todos os serviços criados para suprir as necessidades dos residentes – escola primária, mercado, posto de polícia, hospital, farmácia, entre outros. Neste espaço, conteúdos audiovisuais apresentam a realidade do couto mineiro, retratando a dinâmica social que aqui se estabeleceu