- Cerca de 100 veículos são esperados na Baja TT ACP Santiago do Cacém /Grândola
Cerca de 100 veículos são esperados na Baja TT ACP Santiago do Cacém /Grândola
A prova do Automóvel Club de Portugal - ACP, a segunda jornada de um dos mais competitivos campeonatos de Todo o Terreno da Europa, que decorre entre 6 e 8 de março foi apresentada ontem aos jornalistas numa conferência de imprensa que decorreu na sede do ACP em Lisboa.
A Baja TT inclui a prova de carros a contar para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e para a Taça de Portugal de Todo o Terreno e extra campeonato para Motos, Quads e SSV.
Na prova, os concorrentes vão navegar por trilhos traçados entre os Municípios de Santiago do Cacém e Grândola com passagem por Alcacer do Sal e Sines, num total de 250 Km.
Orlando Romana, do ACP, referiu que a grande novidade da Baja TT é o facto de 50% dos troços do piso a percorrer serem em areia, sendo um percurso que é uma novidade absoluta para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.
O centro de operações vai ficar sediado no Auditório António Chainho, em Santiago do Cacém, onde têm lugar as verificações técnicas, a assistência e o parque fechado. A Cerimónia de partida tem lugar dia 6 de março, ao final da tarde em Santo André.
No sábado, dia 7, tudo se passa no Concelho de Grândola com três troços cronometrados. O prólogo de 4Km, o SS1 com 60 Km, o SS3 com 50 Km e dois reagrupamentos no Parque de Feiras e Exposições.
O último dia da prova, tem um único troço, o SS3, desenhado ao longo de 140Km no concelho de Santiago do Cacém. A entrega de prémios será no Auditório António Chainho.
O presidente do ACP, Carlos Barbosa, referiu que a prova vai ser um sucesso, um bom desafio para a região, e um começo “de algo que pode ser muito grande daqui a uns anos”.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, referiu a importância da prova para a promoção e divulgação do Concelho. Salientou a grande preocupação a nível ambiental que o Município tem no que diz respeito ao desenvolvimento turístico e económico, que se pretende ser sustentável. No âmbito dessa estratégia, disse que os percursos para a Baja TT foram estudados e escolhidos com a maior sensibilidade tendo em conta a preocupação na preservação da paisagem, procurando ao mesmo tempo tornar a prova atractiva e sustentável. O autarca, referiu a grande dinâmica desportiva implementada no Concelho de Grândola, e a aposta do Município no desporto, que fica agora mais completa com a área de todo o terreno.