- Campanha nacional #periodolivre que Município de Grândola se associou foi um sucesso
Campanha nacional #periodolivre que Município de Grândola se associou foi um sucesso
No dia 09 de outubro o Município de Grândola, através da Senhora Vereadora Carina Batista entregou na sede da Associação Corações com Coroa em Lisboa, os mais de 1000 pensos reutilizáveis confecionados em Grândola, aos membros da Direção - Catarina Furtado, Ana Magalhães e Cláudia Cerveira e pelas colaboradoras Filipa Gama e Helena Viegas.
A campanha #PeriodoLivre levada a cabo pela Associação Corações com Coroa, a nível nacional e que o Município de Grândola se associou, começou em meados de fevereiro com o objetivo de sensibilizar e normalizar o tema da menstruação e desmistificar os tabus que a rodeiam. Foram criados grupos de trabalho, constituído por diversos costureiros e costureiras para a confeção de pensos higiénicos reutilizáveis, a integrar o Kit Dignidade, uma bolsa com artigos de higiene e outros itens básicos a enviar para a Guiné-Bissau.
Nesta campanha de solidariedade estabeleceu-se inicialmente a confeção de 600 pensos higiénicos de tecido, porém o resultado foi para lá das expetativas e foram realizados mais do dobro dos propostos, com o número total de 1443, o que revelou ser um sucesso.
Muitos foram os contributos a nível local de entidades e particulares que se quiseram juntar à causa, desde o voluntariado na confeção dos pensos, contributo monetário que se traduziu na aquisição de material e em géneros (tecidos).
Foi notória a expressão nacional que esta campanha conseguiu, foram vários os contatos de pessoas fora do concelho de Grândola a disponibilizar o seu contributo. Todos os voluntários que contactaram o Município foram encaminhados para a Associação CCC em Lisboa.
A Associação Corações Com Coroa, com direção de Catarina Furtado, é uma associação sem fins lucrativos e Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) nascida em 2012 a partir de vontades com disponibilidade e entrega, para promover uma cultura de solidariedade, igualdade de oportunidades e inclusão sócio- afetiva de pessoas em situações de vulnerabilidade, risco ou pobreza.