- Câmara vai requalificar zona envolvente ao Bairro da Esperança, Parque de Feiras e Parque Desportivo
Câmara vai requalificar zona envolvente ao Bairro da Esperança, Parque de Feiras e Parque Desportivo
A Câmara Municipal lançou recentemente o concurso público para a obra de requalificação dos espaços exteriores da zona envolvente ao Bairro da Esperança, Parque de Feiras e Parque Desportivo. Com um preço base de 390 mil € esta intervenção vai decorrer em duas fases e pretende reabilitar zonas de lazer que se encontram bastante degradadas criando, ao mesmo tempo, novos espaços de recreio, e mais e melhores condições para moradores e para todos os que visitam e usufruem estes equipamentos municipais.
A primeira fase da obra vai começar na Alameda 22 de outubro, com a construção de um parque de estacionamento em pavimento betuminoso na área em terra batida em frente à entrada principal do Parque de Feiras com 56 lugares, dois dos quais para portadores de deficiência; na restante envolvência desta zona vão ser construídos novos passeios idênticos ao já existente, colocado novo mobiliário urbano, iluminação e elementos arbóreos.
No Largo Serrano da Piedade, cujo estado do jardim está bastante degradado, a intervenção inclui o abate da vegetação arbórea em mau estado fitossanitário e substituição pela mesma espécie, e a introdução de novos elementos; áreas pavimentadas em betão poroso enquadradas por canteiros de relva e arbustos; mobiliário urbano, iluminação, bebedouro e bicicletário dotando este espaço público de mais e melhores condições de utilização de recreio e lazer. Prevista está também a construção, numa das laterais do jardim, de uma bolsa de estacionamento com 6 lugares de veículos automóveis e velocípedes e a requalificação da bolsa de estacionamento existente junto ao edifício de habitação municipal.
Na rua 1.º de maio, a intervenção prevê a requalificação das bolsas de estacionamento, duplicando a sua capacidade, através do estacionamento perpendicular, passando a ter 55 lugares mais 1 de portador de deficiência e bolsa de estacionamento para velocípedes; a reparação do pavimento que se encontra em mau estado e a pavimentação do separador central com blocos retangulares de cor amarela com o objetivo de dar continuidade à linguagem urbana da Alameda 22 de outubro.
A 2.ª fase da obra vai incluir a requalificação de passeios, estacionamentos, mobiliário urbano, vegetação arbórea e a circulação viária. Junto à entrada do parque desportivo, na área em terra batida, vai ser criada uma rotunda em substituição do separador existente, possibilitando uma maior fluidez em termos de circulação e acesso ao parque, bem como um lugar de paragem para os autocarros; na área de estacionamento atualmente informal vai ser criado um parque de estacionamento em pavimento betuminoso, com elementos arbóreos e nova iluminação, com capacidade para 105 lugares de estacionamento, 3 dos quais para portadores de deficiência. Na envolvência deste parque vai ser criada uma faixa pavimentada pedonal que permitirá uma ligação à entrada do parque e uma zona de estar equipada com mobiliário urbano e nova vegetação arbórea.
De referir que em todas as zonas intervencionadas vai ser implementado um sistema de rega automática mais eficiente e de menor consumo.