- Câmara Municipal reduziu 30% da dívida (4,2 milhões) e diminuiu em 50% o prazo médio de pagamento a fornecedores
Câmara Municipal reduziu 30% da dívida (4,2 milhões) e diminuiu em 50% o prazo médio de pagamento a fornecedores
O Executivo Municipal aprovou hoje, dia 6 de abril, em Reunião de Câmara, o Relatório e Contas 2016. O documento, que teve os votos contra dos Vereadores do PS e do MIG, espelha o trabalho desenvolvido ao longo do mandato autárquico, permitindo reduzir 30% da dívida total, passando de uma dívida de 14 milhões de euros, em 2013, para os 9,8 milhões de euros registados em 2016 - o que representa uma diminuição de 4,2 milhões de euros em apenas três anos.
Destaca-se também, em 2016, o pagamento antecipado do PAEL, que permitiu libertar o Município de fortes constrangimentos e restrições - impostas por este Plano de Ajustamento Financeiro, ao qual o Município aderiu em 2012.
Ao longo da introdução ao documento, pode ler-se “A diminuição da dívida, pelo terceiro ano consecutivo, coloca de novo o município numa situação estável e equilibrada, que alicerça as condições de governabilidade, melhorando a imagem de credibilidade do município para o exterior, mas também melhorando e reforçando a capacidade de resposta dos serviços municipais, através do apetrechamento e melhoria das condições de trabalho. Assim, sem qualquer dívida em atraso registada no Mapa de Pagamentos em Atraso (PA’s) e com um prazo médio de pagamento a fornecedores de 60 dias, encontra-se o município em condições de iniciar um ciclo de investimento, que para além de necessário, é consciente e reforçado por fontes de financiamento comunitário, só possíveis de alcançar, devido à rigorosa gestão implementada.”
O documento destaca as muitas acções desenvolvidas ao longo do ano, nas diversas áreas de intervenção e conclui que os objetivos definidos foram alcançados com resultados bastante satisfatórios.
O documento será votado na próxima Assembleia Municipal de Grândola que decorrerá no dia 21 de abril.