- A 3.ª edição do Ar Puro Fest foi apresentada este sábado na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market
A 3.ª edição do Ar Puro Fest foi apresentada este sábado na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market










O Município de Grândola marcou presença na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, na FIL – Parque das Nações onde durante cinco dias (12 a 16 de março) promoveu as potencialidades do concelho e destacou a 3 ª edição do Ar Puro Fest – o festival das atividades ao ar livre - que se irá realizar no penúltimo fim de semana de maio, na aldeia de Melides.
No sábado, dia 15 de março, realizou-se a apresentação do evento Ar Puro Fest no espaço de apresentações da ERT Alentejo, no pavilhão 1, na BTL. Contou com a presença do executivo municipal, convidados, agentes locais participantes nas edições anteriores do evento e público em geral.
Carina Batista, vereadora do pelouro de Turismo da Câmara Municipal de Grândola, iniciou a apresentação, explicando como nasceu o Ar Puro Fest no seu formato atual, marcado pela itinerância pelas freguesias do concelho e da necessidade de repensar o modelo do evento existente pré- pandemia. Outrora, designado como Feira do Ar Puro, Caça, Pesca e atividades ao ar livre, a primeira edição aconteceu em 2015, no Parque de Feiras e Exposições em Grândola, num formato mais tradicional, com expositores que divulgavam, promoviam e vendiam os seus produtos e na zona exterior uma série de atividades ao ar livre. Este formato do evento não teve o impacto esperado e com o surgimento da pandemia o executivo repensou o modelo do evento.
Segundo a vereadora, “Depois da pandemia, tivemos tempo para repensar e refletir no formato do evento. A nossa vontade era de facto não abandonar a temática da feira, aproveitando as potencialidades das freguesias e tentar valorizá-las, e por isso, nasceu o novo conceito subordinado à temática das atividades ao ar livre, incluindo as artes, a gastronomia, a natureza e a ciência com o objetivo de dinamizar a economia local, aproximar e envolver as associações locais e as juntas de freguesia e também recuperar algumas das iniciativas que tinham acontecido em anos anteriores em algumas dessas freguesias.”.
A vereadora Carina Batista realçou ainda que o principal objetivo “(…) era de facto que esta iniciativa fosse itinerante, que permitisse promover as freguesias e, portanto, seria o evento a deslocar-se (…)”.
A 1ª edição do Ar Puro Fest, o festival das atividades ao ar livre que junta ciência, formação, natureza, história, artes, desporto, aventura, e gastronomia, realizou-se na freguesia da Azinheira dos Barros, na aldeia mineira do Lousal, a 2ª edição na freguesia do Carvalhal e a próxima e 3ª edição será na aldeia de Melides, de 23 a 25 de maio, com atividades totalmente gratuitas.
Seguidamente da apresentação da vereadora, visualizou-se um pequeno vídeo com testemunhos de agentes participantes nas edições anteriores. Posteriormente, teve lugar um momento de degustação com iguarias confecionadas com o arroz de Melides pelo chef João Baião, natural de Grândola, acompanhado pelo vinho de assinatura Monte da Carochinha, que tem a sua produção em Melides. A degustação foi acompanhada por um momento musical com Alexandre Pintassilgo.
O Município de Grândola tem sido presença assídua na maior feira de turismo do país, que se realiza anualmente na FIL – Feira Internacional de Lisboa. Integrando o stand do Alentejo e Ribatejo - destino convidado desta edição - o município ofereceu aos visitantes uma experiência enriquecedora e envolvente da gastronomia local, promoveu provas de vinhos de produtores locais, apresentou as potencialidades culturais e patrimoniais do território e destacou a diversidade natural através dos eventos, nomeadamente, da apresentação do Ar Puro Fest.
De edição para edição tem-se assistido a uma elevada procura do nosso concelho quer por turistas, como por investidores.