- 9 e 10 maio » Fim-de-semana de tradições na Vila Morena: Festas da Padroeira de Grândola, Festa da Coqueira e Cante Alentejano
9 e 10 maio » Fim-de-semana de tradições na Vila Morena: Festas da Padroeira de Grândola, Festa da Coqueira e Cante Alentejano
Durante o mês de maio decorrem em Grândola as festas em Honra de Nossa Senhora da Penha com um vasto programa religioso e de animação cultural.
No próximo sábado a imagem da Padroeira de Grândola será trazida em cortejo automóvel da Ermida da Penha para a Igreja Matriz onde permanecerá até ao dia 24. À noite as ruas da vila recebem a habitual e muito participada procissão das velas.
Do conjunto de celebrações previstas até ao final de maio destaque para a Procissão das Rosas, Espectáculo Musical com o Padre José Luís Borga e espectáculo de fogo-de-artifício no dia 23, e para a Procissão e almoço partilhado na Penha no dia 24. As festas terminam no dia 30 com um concerto na Igreja Matriz com a participação do Coro do Carmo e Coro da Paróquia de Grândola “& Friends”.
Encontro de Grupos Corais
Já na 23º edição o Encontro de Grupos Corais Alentejanos de Grândola realiza-se no próximo sábado a partir das 16h00 com o desfile etnográfico dos grupos participantes numa das mais importantes avenidas da Vila Morena. Os Grupos Corais “Os Ganhões” de Castro Verde, “As Margaridas de Maio” de Santa Margarida do Sado e o Grupo Coral e Etnográfico Coop de Grândola (organizador do evento) atuam depois no Cine Granadeiro – Auditório Municipal.
Aproveitando a realização do encontro de Grupos Corais e com o objetivo dar a conhecer o valor cultural e patrimonial do Cante Alentejano – Património Imaterial da Humanidade, o Município apresenta a partir de sábado uma Exposição de Fotografia sobre o Cante Alentejano que irá estar patente ao público no Cine-Granadeiro – Auditório Municipal.
Festa da Coqueira
Canal Caveira, localidade sobejamente conhecida pelo “Cozido à Portuguesa” dá a conhecer, este fim-de-semana, na Festa da Coqueira, tradições gastronómicas do campo como “Jantarinho de Carrasquinhas", "Jantarinho de Acelgas" e “Jantarinho de Catacuzes".
A proximidade com a natureza onde predominam uma grande e rica variedade de plantas aromáticas, foi fundamental no início do seculo XX para a descoberta e confeção de novas receitas, com “acelgas”, “catacuzes” ou “carrasquinhas”.
Esta festa organizada pela Associação Sociocultural da aldeia Nova de S. Lourenço de Canal Caveira com o apoio do Município, é também uma homenagem à Coqueira, a mulher que naqueles tempos cozinhava a comida para todos os trabalhadores. Durante o dia de sábado é possível assistir (a partir das 08h30) à recriação histórica do “coque”, com a tradicional confeção da comida no fogo de chão, em panelas de barro.
O grande destaque da Festa da Coqueira, vai mesmo para o almoço típico de sábado, no dia 9, a partir das 13h, onde se pode apreciar "Jantarinho com Carrasquinhas", "Jantarinho de Acelgas" e Jantarinho de Catacuzes".