- Contactos
- Mais contactos
- Biblioteca Municipal de Grândola
Biblioteca Municipal de Grândola
Inaugurada em 1989, a Biblioteca Municipal de Grândola tem vindo a afirmar-se como um dos mais importantes centros de difusão cultural do concelho, quer pelos inúmeros serviços que presta à população – empréstimo domiciliário e consulta local de um fundo documental diversificado – quer pelos projectos de animação que tem vindo a desenvolver – Hora do Conto, actividades de expressão plástica, exposições, feiras do livro, oficinas, encontro com escritores, debates, recitais, bem como outros projectos de colaboração com escolas e outras instituições do concelho.
A Biblioteca Municipal, enquanto recurso educativo, pode assumir uma multiplicidade de funções, permitindo, de forma colectiva ou individualmente, uma utilização diversificada dos seus espaços e recursos existentes (livros, jornais, revistas, documentos audiovisuais e multimédia).
Consulte o catálogo online: http://pacweb.rbgrandola.com.pt/pacweb
Bibliotecária: Ana Cristina Bizarro Abreu
Serviços de Atendimento e informação aos utilizadores
Fundo Documental
• O fundo documental da Biblioteca Municipal é constituído por um vasto e diversificado conjunto de documentos, em diversos suportes, organizado por áreas temáticas. Inclui monografias, publicações periódicas, documentos multimédia, audiovisuais, de ficção e não-ficção, e é atualizado regularmente, com base em critérios previamente definidos e de acordo com os interesses e solicitações dos utilizadores. A maior parte dos documentos encontra-se em livre acesso e pode ser objeto de consulta local ou de empréstimo domiciliário.
Catálogo Informatizado
• Integra os registos referentes a todos os documentos monográficos, audiovisuais e multimédia da Biblioteca Municipal. Permite diferentes tipos de pesquisa e o acesso pode ser feito diretamente pelo utilizador.
Serviço de Reprografia
• Destina-se exclusivamente aos utilizadores da Biblioteca Municipal, podendo apenas serem fotocopiados documentos do seu fundo.
Serviço de informação à comunidade
• Recolhe e organiza informação de interesse à vida da comunidade no sentido de dar resposta às necessidades dos cidadãos sobre os mais variados aspetos. A informação pode ser solicitada presencialmente, via telefone ou e-mail.
Serviço de Referência
• Apoio e orientação dos utilizadores nas suas pesquisas de forma a facilitar o acesso às fontes de informação disponíveis.
Serviço de Biblioteca Itinerante
• Atendendo às especificidades do concelho de Grândola, nomeadamente a distribuição demográfica, e tendo em conta as acessibilidades existentes, há localidades (grupos de população mais isolados, áreas rurais, bairros periféricos) que não podem aceder aos serviços que a Biblioteca fixa fornece. Nestes locais, dada a sua baixa densidade populacional, não se justifica, a médio prazo, a criação de serviços em polos fixos, pelo que a existência de um serviço itinerante alteraria esta realidade.
• Deste modo, no âmbito da programação da Rede Concelhia de Bibliotecas, a Câmara Municipal de Grândola passou a disponibilizar à população do concelho o serviço de Biblioteca Itinerante. Ao fazer chegar a uma grande parte dos cidadãos deste município os serviços da Biblioteca fixa -- o livre acesso, consulta local e empréstimo domiciliário de um fundo documental diversificado (livros, jornais, revistas, etc), acesso à internet, ao catálogo coletivo da rede concelhia e a ações de promoção do livro e da leitura - a Câmara Municipal de Grândola promove a igualdade de oportunidades no acesso à informação e ao conhecimento, contribuindo para a inclusão social, cultural e digital.
• O âmbito geográfico de intervenção deste serviço compreende núcleos urbanos do Litoral – Carvalhal, Melides, Soltróia e Tróia e pequenos aglomerados urbanos no interior, entre os quais se destacam: Água Derramada, Canal Caveira, Azinheira dos Barros, Lousal e Santa Margarida da Serra.
Serviços Culturais e Educativos
Serviço de planeamento e organização de diferentes atividades e projetos de promoção do livro e da leitura, desenvolvidos pela Biblioteca Municipal, como Exposições, Debates, Colóquios, Encontros com Autores, Espetáculos, Cinema, Feiras do Livro, Ações de formação/Sensibilização, Projetos com escolas e Jardins de Infância do Concelho, entre muitas outras. No sentido de promover a utilização dos seus espaços e serviços a Biblioteca programa, anualmente, um conjunto de iniciativas culturais, quer para grupos escolares, quer para a comunidade em geral.
Projetos de Leitura
• Ler faz crescer
Projeto dirigido às crianças e aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico do concelho. A partir dos livros, das histórias e das ilustrações que eles contêm, são realizadas sessões de animação que privilegiam, através do diálogo com as crianças, a compreensão do texto oral e escrito, a formação do sentido crítico e a criação ou consolidação de hábitos de leitura.
• Ler para ser
Projeto dirigido aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, ensinos secundário e profissional do concelho de complemento aos programas curriculares. Concretiza-se através da realização de ações de mediação da leitura programadas de acordo com as sugestões dos professores e tem como objectivos criar ou consolidar hábitos de leitura, desenvolver a compreensão e análise crítica, estimular a criatividade.
• É uma vez…
Pequenos e grandes espectáculos criados a partir de livros, com histórias tradicionais e modernas, realizados no segundo sábado de cada mês, dirigidos ao público em geral com o objetivo de promover práticas culturais em contexto familiar.
• Baús de Livros
Projeto de cooperação entre os Jardins de Infância do concelho que tem como objectivos principais a troca de experiências e a existência de momentos de convívio e animação entre a comunidade educativa do pré-escolar, a partir de histórias dos livros disponíveis no Baú de cada Sala.
• Virar a página
Atividades de leitura dirigidas aos utentes da Cercigrândola, com recurso à música e a outras formas de expressão artística, de forma a criar momentos que favoreçam a harmonia pessoal e a inclusão sociocultural.
• Livros em cadeia
Ações de mediação da leitura realizadas no Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, junto da comunidade reclusa que se encontra em regime fechado, e que tem como objetivos favorecer o desenvolvimento de competências de expressão escrita e oral, o acesso à informação e ao conhecimento e estimular o exercício da cidadania, contribuindo para uma melhor reinserção na sociedade.
• A Mina vai à Biblioteca
Projeto de cooperação com o Centro Ciência Viva do Lousal para divulgação da cultura científica e tecnológica, proporcionando aos utilizadores da Biblioteca um conjunto de atividades experimentais, de carácter lúdico e pedagógico que desenvolvam o pensamento científico e criativo do público em geral, e das crianças e dos jovens, em particular.
• Biblioteca na Praia e no Jardim
Serviço existente nas Praias de Melides e Carvalhal e no Jardim 1º de Maio, durante os meses de julho e agosto, que disponibiliza um fundo documental diversificado (jornais, revistas, contos, novelas, livros de não ficção sobre temas variados entre outros) e dirigido ao público em geral (polos das praias) e às crianças em particular (polo do Jardim 1º de Maio). Este serviço é assegurado por jovens integrados através do Programa Bora lá Bulir, permitindo-lhes ocupar algum do tempo de férias e adquirir alguma experiência profissional.
• Radio Grafias
Programa de divulgação das iniciativas culturais promovidas pela Câmara Municipal bem como doutras atividades culturais de âmbito regional e nacional. É emitido quinzenalmente na Rádio Clube de Grândola.
Serviços de Acesso a Tecnologias da Informação e Comunicação
Disponibiliza equipamento que permite o acesso gratuito à INTERNET, em postos fixos ou através de rede sem fios, correio eletrónico, diversos programas para a realização de trabalhos, CD – ROM, entre outros.
A utilização destes equipamentos requer marcação prévia que pode ser efetuada presencialmente ou via telefone ou e-mail.
Com o objetivo de divulgar as coleções, projetos e iniciativas que a Biblioteca promove, bem como conseguir uma maior aproximação da biblioteca aos seus utilizadores, permitindo uma participação mais ativa e democrática por parte de todos, com especial destaque para os que se encontram a residir fora do concelho, a Biblioteca Municipal possui um endereço na rede social Facebook, com atualizações diárias.
SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares
O SABE é um Serviço de apoio técnico à criação, organização e desenvolvimento das Bibliotecas Escolares do Concelho. Destina-se a cooperar com as Bibliotecas, nomeadamente com aquelas que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e a Rede de Bibliotecas de Grândola, a diferentes níveis - tratamento técnico documental dos seus fundos, apoio na organização dos seus espaços e coleções, colaboração na organização de ações de animação, realização de ações de promoção do livro e da leitura para os diferentes ciclos de ensino, realização de ações de formação/sensibilização para a comunidade educativa, entre outras.
Rua Dr. José Pereira Barradas,
7570-281 Grândola