- Monumento de Arte Pública para o Lousal é inaugurado no próximo sábado
Monumento de Arte Pública para o Lousal é inaugurado no próximo sábado
A apresentação pública da obra será no dia 7 de dezembro de 2019, pelas 16 horas.
Durante o ano de 2018, com o suporte do Município de Grândola, desenvolveu-se na aldeia mineira do Lousal um projeto comunitário de arte pública em homenagem ao movimento operário mineiro. O processo participativo resultou na conceção de uma intervenção escultórica para ser implantada na povoação, que representa a descida e subida à mina e as formas de comunicação entre galerias, simbolizadas por dois elementos: a escada e o carril.
O objetivo deste projeto foi pensar, testar e concretizar um modelo de criação artística partilhado entre a comunidade do Lousal e uma equipa de mediação liderada pelo Centro de Investigação em BELAS ARTES da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, à qual se associaram outros centros de investigação científica (CIEBA/ FBAUL, CEACT/UAL, VICARTE/FBAUL, IHA - NOVA FCSH, DINAMIA’CET-IUL, CICS-NOVA). Um modelo de trabalho que permitiu o envolvimento de todos na discussão de propostas em torno de uma imagem de futuro para o Lousal, potenciando a tomada de decisões coletivas, a apropriação e o usufruto pleno do espaço público.
O Monumento será inaugurado no âmbito das Comemorações do Dia de Santa Bárbara, num programa que conta com a exibição no Salão do Lousal, às 15h, do Documentário “Minas” que se centra no património histórico, paisagístico e humano das três principais minas da Faixa Piritosa Ibérica – Lousal, Aljustrel e São Domingos –, apresentando relatos de experiências, vivências e factos históricos, principalmente através da recolha de entrevistas a elementos das comunidades mineiras. Realizado por Alexandre Silva e Luís Godinho e produzido pela GMT Produções, recebeu o apoio do Município de Grândola.