Bem-vindo à vila Morena!

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C
FacebookPartilharRSSadicionar aos favoritosimprimir

Educação Pré-Escolar

A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação Básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário (lei nº5/97 de 10 de Fevereiro).

As atividades que são desenvolvidas na educação pré-escolar são da responsabilidade do/a Educador/a de Infância que exerce a sua atividade letiva durante as 25 horas semanais, em regime de monodocência. A sua atividade letiva, de 5 horas diárias, prevê e organiza atividades estruturadas e flexíveis para todas as crianças que integram a sala de forma a proporcionar processos de desenvolvimento e de aprendizagem pensados pelo próprio educador.

O que difere a componente letiva da não letiva – atividades da componente de apoio à família – é o processo educativo informal, de caracter não obrigatório e de natureza lúdica, que deve existir marcando um tempo em que a criança vai escolher o que quer fazer, não existindo a preocupação de proporcionar aprendizagens estruturadas como acontece na componente letiva.