Bem-vindo à vila Morena!

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C
FacebookPartilharRSSadicionar aos favoritosimprimir

Serviços de Atendimento e informação aos utilizadores

Fundo Documental
  • O fundo documental da Biblioteca Municipal é constituído por um vasto e diversificado conjunto de documentos, em diversos suportes, organizado por áreas temáticas. Inclui monografias, publicações periódicas, documentos multimédia, audiovisuais, de ficção e não-ficção, e é atualizado regularmente, com base em critérios previamente definidos e de acordo com os interesses e solicitações dos utilizadores. A maior parte dos documentos encontra-se em livre acesso e pode ser objeto de consulta local ou de empréstimo domiciliário.

 

Catálogo Informatizado
  • Integra os registos referentes a todos os documentos monográficos, audiovisuais e multimédia da Biblioteca Municipal. Permite diferentes tipos de pesquisa e o acesso pode ser feito diretamente pelo utilizador.

 

Serviço de Reprografia
  • Destina-se exclusivamente aos utilizadores da Biblioteca Municipal, podendo apenas serem fotocopiados documentos do seu fundo.

 

Serviço de informação à comunidade
  • Recolhe e organiza informação de interesse à vida da comunidade no sentido de dar resposta às necessidades dos cidadãos sobre os mais variados aspetos. A informação pode ser solicitada presencialmente, via telefone, fax ou e-mail.

 

Serviço de Referência
  • Apoio e orientação dos utilizadores nas suas pesquisas de forma a facilitar o acesso às fontes de informação disponíveis.

 

Serviço de Biblioteca Itinerante
  • Atendendo às especificidades do concelho de Grândola, nomeadamente a distribuição demográfica, e tendo em conta as acessibilidades existentes, há localidades (grupos de população mais isolados, áreas rurais, bairros periféricos) que não podem aceder aos serviços que a Biblioteca fixa fornece. Nestes locais, dada a sua baixa densidade populacional, não se justifica, a médio prazo, a criação de serviços em polos fixos, pelo que a existência de um serviço itinerante alteraria esta realidade.
  • Deste modo, no âmbito da programação da Rede Concelhia de Bibliotecas, a Câmara Municipal de Grândola passou a disponibilizar à população do concelho o serviço de Biblioteca Itinerante. Ao fazer chegar a uma grande parte dos cidadãos deste município os serviços da Biblioteca fixa -- o livre acesso, consulta local e empréstimo domiciliário de um fundo documental diversificado (livros, jornais, revistas, etc), acesso à internet, ao catálogo coletivo da rede concelhia e a ações de promoção do livro e da leitura - a Câmara Municipal de Grândola promove a igualdade de oportunidades no acesso à informação e ao conhecimento, contribuindo para a inclusão social, cultural e digital.
  • O âmbito geográfico de intervenção deste serviço compreende núcleos urbanos do Litoral – Carvalhal, Melides, Soltróia e Tróia e pequenos aglomerados urbanos no interior, entre os quais se destacam: Água Derramada, Canal Caveira, Azinheira dos Barros, Lousal e Santa Margarida da Serra.