Bem-vindo à vila Morena!

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C
FacebookPartilharRSSadicionar aos favoritosimprimir

Biblioteca Municipal de Grândola

imagem

A Biblioteca Municipal de Grândola tem vindo a afirmar-se como um dos mais importantes centros de difusão cultural do concelho, quer pelos inúmeros serviços que presta à população – empréstimo domiciliário e consulta local de um fundo documental diversificado – quer pelos projectos de animação que tem vindo a desenvolver – Hora do Conto, actividades de expressão plástica, exposições, feiras do livro, oficinas, encontro com escritores, debates, recitais, bem como outros projectos de colaboração com escolas e outras instituições do concelho.

A Biblioteca Municipal, enquanto recurso educativo, pode assumir uma multiplicidade de funções, permitindo, de forma colectiva ou individualmente, uma utilização diversificada dos seus espaços e recursos existentes (livros, jornais, revistas, documentos audiovisuais e multimédia).

Bibliotecária: Ana Cristina Bizarro Abreu

Consulte o catálogo online: http://pacweb.rbgrandola.com.pt/pacweb



BREVE HISTÓRIA DA LEITURA PÚBLICA NO CONCELHO

A leitura pública existe no concelho de Grândola desde a década de 60, por iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, através do seu Serviço de Bibliotecas criado por Branquinho da Fonseca.

Durante muitos anos foram as Bibliotecas itinerante e fixa desta Fundação que possibilitaram o único contacto com o livro e a leitura a grande parte da população do concelho.

Em 1986, o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas lançou o Programa de Apoio à Criação Nacional de Bibliotecas Municipais, tendo a Câmara Municipal de Grândola apresentado, nesse mesmo ano, a sua candidatura.

A Biblioteca Municipal de Grândola inaugurou em 28 de outubro de 1989, passando a integrar a Rede Nacional de Leitura Pública. Desde então, e no âmbito da filosofia que preside a esta Rede, a Biblioteca Municipal tem vindo a afirmar-se como um dos mais importantes centros de difusão cultural do concelho.

 

CARACTERIZAÇÃO DO EDIFÍCIO DA BIBLIOTECA E SUA LOCALIZAÇÃO A NÍVEL DO CONCELHO

O edifício onde está hoje instalada a Biblioteca Municipal de Grândola data de final do século XIX e localiza-se no centro da vila. O projeto do edifício data de 1884 e foi concebido para funcionamento de uma escola primária; mais tarde foi adaptado a habitação e, posteriormente, serviu para a instalação de diversos serviços e associações locais. 

Com uma área de implantação de cerca de 285m2, o edifício desenvolvia-se, inicialmente num único piso; contudo, algumas características arquitetónicas – caixa de ar e pé direito elevados – permitiram um aproveitamento em três pisos.



Mais informações: 

Rua José Pereira Barradas
7570 Grândola

269 450 080 / 269 498 666

biblioteca@cm-grandola.pt

http://bmgrandola.blogspot.com

Segunda - 13H00 - 19H00

Terça a Sexta – das 9H30 – 19H00
Sábados – das 10H00 – 13H00