Bem-vindo à vila Morena!

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C
FacebookPartilharRSSadicionar aos favoritosimprimir

Praias

O produto Sol&Mar ou, como era conhecido na década de 60, o turismo dos 3 “S” – Sea, Sun and Sand, sofreu um processo evolutivo que se pode traduzir actualmente por um novo significado dos “S” - Sophistication, Specialization and Satisfaction.

Desta forma, de um conceito Standart, assente sobretudo nas condições básicas de clima e praias actrativas, tem-se vindo a adoptar um conceito regenerativo de Sol&Mar Upscale, com três segmentos, “Exotic” – cujos atributos podem ser a distância geográfica, a diferença cultural, etc., “Sports”, o que implica a existência de condições naturais e ambientais para a prática desportiva, e “Saúde e Bem-estar”, que pressupõe condições naturais, materiais e ambientais que garantam a satisfação da necessidade/motivação de relaxamento e descanso.

De acordo com as motivações e actividades que os turistas procuram a opção estratégica Sol&Mar Upscale exige a estruturação bem definida de produtos e um amplo leque de serviços complementares, sendo a sua chave de êxito a inclusão de factores que representam valor acrescido e reforçam as vantagens comparativas no mercado.

Estes segmentos nãoVisit são universos fechados, pelo que se podem produzir todas combinações que respondam a diferentes motivações.

No concelho de Grândola, a sua longa faixa costeira, de elevado valor natural e paisagístico, e os pequenos aglomerados costeiros com actividades rurais, piscatórias e turísticas de história e tradição, fazem deste território um espaço singular dotado das melhores condições de suporte ao desenvolvimento económico e turístico e um local privilegiado de contacto e fruição da natureza.

No entanto, estes importantes valores para a conservação da natureza e da biodiversidade obriga à definição de estratégias de desenvolvimento assentes em critérios de sustentabilidade.

Neste contexto, em parceria com entidades públicas e/ou agentes económicos privados, têm-se efectuado intervenções de qualificação territorial, nomeadamente a renaturalização de espaços degradados, a beneficiação e/ou construção de estruturas de apoio a núcleos piscatórios, a requalificação das zonas balneares e dos centros urbanos junto à costa e implementação de melhores acessibilidades e condições de mobilidade.

Olhamos para o produto turístico Sol&Mar como âncora de vários dos projectos previstos para o concelho de Grândola. Além da referência aos elementos base, as praias, serão feitos pequenos apontamentos aos empreendimentos, aos promotores e à respectiva oferta turística complementar.

Ao longo dos seus 45 Km de frente atlântica o concelho de Grândola oferece um grande número de praias. Destacámos as que possuem melhores acessibilidades, equipamentos e que têm vigilância e segurança nas praias (de Norte para Sul).

Hasteados estarão os galardões da sua qualidade ambiental:

  • Bandeira Azul - Certificado que distingue o esforço de diversas entidades, no sentido da melhoria do ambiente marinho, costeiro, fluvial e lacustre e implica o cumprimento de diversos critérios nas áreas de educação ambiental e informação, gestão e segurança, qualidade da água e do meio costeiro. A organização do PROGRAMA BANDEIRA AZUL, a nível internacional compete à "Foundation for Environmental Education (FEE)".
  • Praia com Qualidade de Ouro - Distinção atribuída pela QUERCUS que se foca exclusivamente na qualidade da água balnear, segundo os critérios estabelecidos pelo Instituto da Água, abrangendo o histórico das análises feitas e a situação actual.
  • Praia com Acessível Para Todos - Projecto iniciado em 2004, instituído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, pelo Instituto da Água, pelo Turismo de Portugal e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. São reconhecidas como “acessíveis para todos” as zonas balneares que possuam acesso pedonal fácil, estacionamento ordenado com lugares para as viaturas ao serviço das pessoas com deficiência, acesso à zona de banhos de nível, por rampa ou com recurso a meios mecânicos, passadeiras no areal, sanitários acessíveis e posto de socorros acessíveis.

 Tenha umas boas férias, mas permita-nos algumas sugestões que lhe permitirão conhecer melhor o nosso concelho:

  • Não esqueça que, ao longo do ano, a centralidade da localização de Grândola e as boas acessibilidades lhe permitem organizar visitas ao fim-de-semana, ou pequenos pacotes de mini-férias;
  • Em ocasiões futuras planeie as suas férias repartidas pelas diferentes épocas do ano e tire partido dos preços mais atractivos, do ambiente calmo, da qualidade das paisagens, do património histórico e cultural, dos usos e costumes.
  • A paisagem litoral do concelho é extraordinária, mas os pequenos núcleos urbanos do interior, a serra de Grândola e o núcleo museológico do Lousal também lhe permitem momentos de prazer, conhecimento e novas experiências.
  • Consulte o folheto completo das Praias do Concelho.