Bem-vindo à vila Morena!

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C
FacebookPartilharRSSadicionar aos favoritosimprimir

Projetos Municipais e Parcerias


Bora Lá Bulir – Programa Ocupacional de Verão

O Programa “Bora Lá Bulir” tem por objetivo contribuir para a ocupação dos tempos extra letivos dos/as Jovens, através da promoção de atividades que promovam em contexto de ocupação uma experiência com a realidade profissional e assim, fomentar o contacto com a realidade onde se inserem, em áreas de interesse comunitário, nomeadamente na proteção e salvaguarda do património histórico, defesa do ambiente, promoção e divulgação cultural, atividades desportivas e ações de âmbito social, entre outras, e incutir/desenvolver nos/as Jovens valores de responsabilidade, solidariedade, cidadania e de inter-ajuda.

O Programa “Bora Lá Bulir” destina-se a Jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos de idade, com residência no Concelho de Grândola.

Normas Participação

Nota: Posteriormente serão enviadas em PDF as normas de participação do programa, assim que sejam aprovadas em reunião de câmara

Curtir Sem Cair - Comemoração do Dia Internacional da Juventude

Curtir sem Cair é uma campanha de sensibilização contra o consumo excessivo do álcool e outras substâncias psicoativas, que é dinamizada desde 2009, inserida na Comemoração do Dia Internacional da Juventude que se comemora a 12 de Agosto.
Esta comemoração traduz-se na realização de uma animação musical itinerante, passando pelas zonas da Vila Morena mais frequentadas pelos jovens, associada a distribuição de material informativo e preventivo.

Feira da Ladra – último sábado de cada mês       

O objetivo deste evento mensal, é promover a autonomia dos/as jovens na venda e/ou troca de objetos que deixaram de ter utilidade para si.

Campanhas de Sensibilização - Prevenção Primária de Comportamentos de Risco

Durante o ano são dinamizadas campanhas de sensibilização sobre temas específicos como é exemplo a Violência no Namoro, que se realiza no dia 14 de Fevereiro coincidindo, propositadamente, com o Dia de São Valentim. Esta ação é dinamizada através da exposição de cartazes de grandes dimensões posicionados estrategicamente na comunidade e no percurso entre a rodoviária e as escolas, para além da distribuição de materiais informativos e brindes com inscrições de contactos de linhas de apoio junto aos portões das próprias escolas.

Outro exemplo são as campanhas de recolha de géneros específicos, organizadas por outras Entidades, como são exemplos as campanha de recolha de livros escolares, recolha de pensos higiénicos ou outras, às quais o Município se associa, sempre que tem oportunidade.

O Setor de Juventude, através do Estúdio Jovem, onde se desenvolvem atividades de expressão plástica, também se associa a campanhas de solidariedade a nível local e nacional através de trabalhos que desenvolve em conjunto com as crianças e jovens que frequentam o espaço, vendendo esses trabalhos com intuito de obter receita para adquirir materiais de apoio para doar a instituições de solidariedade social a nível local.

Experimenta – Workshops e Oficinas

Iniciou-se em março de 2015, durante o mês da juventude, um novo projeto da Câmara Municipal de Grândola, denominado “Experimenta – Workshops e Oficinas”.
Este, dirigido a pessoas com mais de 15 anos, vai acontecer em horário pós laboral, e tem como principal objetivo o enriquecimento individual, a aprendizagem de novos conhecimentos, o aprofundamento de áreas de interesse e a troca de experiências, nas mais diversas áreas, entre elas a gastronomia, a música, a fotografia, o artesanato, o património…
Prevê-se que no âmbito deste projeto, se realizem ao longo do ano diversas atividades, indo ao encontro das expectativas e necessidades da população, e envolvendo, sempre que possível, dinamizadores e formadores do Concelho e por isso vemos a necessidade de ser criada uma rubrica exclusiva para esta iniciativa.

Arte na Rua

Em 2013 iniciámos este projeto intitulado “Arte na Rua ”.
Esta iniciativa tem como objetivo, dar a oportunidade aos jovens do Concelho de Grândola para mostrarem os seus trabalhos e as suas potencialidades artísticas, dentro das mais diversas áreas.
Pretendemos ter novamente um local, cheio de jovens artistas Grandolenses que têm gosto por escultura, pintura, desenho, cerâmica entre outras áreas trabalhando-as ao vivo.
A ideia geral é promover a participação dos jovens de Grândola, divulgando o seu trabalho nas mais variadas áreas e encher o Jardim de arte e mostrar que a Juventude em Grândola está ativa e tem vontade de trabalhar e fazer coisas.

Inserido neste projeto está a construção de um roteiro turístico com pinturas em grafitie, homenageando pessoas ou tradições Grandolenses, como por exemplo:
- Muro na Rua Luis Alves Serrano – Pintura em Grafitie pelo Artista Smile, homenageando o Zeca Afonso.
- Pt Situado numa das entrada da Vila Morena – Pintura em Grafitie pelo Artista Samina, homenageando António Inácio da Cruz.