Bem-vindo à vila Morena!

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C
FacebookPartilharRSSadicionar aos favoritosimprimir

Equipamentos

Estúdio Jovem

O Estúdio Jovem é um espaço destinado à ocupação dos tempos livres das crianças e jovens com idade superior ou igual aos 10 anos, do concelho de Grândola. Está dotado de condições físicas e de técnicos com formação e experiência profissional para promover atividades lúdicas e pedagógicas de qualidade.

Com uma excelente localização geográfica, junto à Escola Básica Integrada D. Jorge de Lencastre, este espaço é o local escolhido por muitos/as jovens nos seus tempos livres, assumindo-se como um espaço privilegiado para a aquisição de competências através do desenvolvimento de atividades lúdicas, pedagógicas, culturais, sociais e desportivas. 

Pretende-se, através da dinamização destas atividades que ocupam o tempo livre dos/as jovens, promover o desenvolvimento pessoal e social, promover hábitos de vida saudáveis, através de uma política de prevenção primária dos comportamentos de risco, tais como, o início dos consumos de substâncias psicoactivas, promover a educação ambiental dos/as jovens, sensibilizar para a defesa do património histórico e cultural, promover a criatividade e o desenvolvimento das competências e capacidades dos/as jovens, no sentido da promoção da sua autonomia e do exercício pleno dos seus deveres e direitos de cidadania.

Atividades de caráter diário e semanal

O Estúdio Jovem enquanto serviço diário disponível à população de crianças e jovens com idades a partir dos 10 anos,  dinamiza um leque de atividades ocupacionais, que vão desde a expressão plástica com actividades programadas mensalmente, aos  jogos de tabuleiro, jogos de consola, espaço internet, Tv e Dvd, este é o espaço ideal para os jovens ocuparem os seus tempos livres, durante todo o ano, não havendo qualquer tipo de encargo para as famílias.

 

Complexo Desportivo Municipal José Afonso

Segunda-feira 13h00 » 18h00

Terça a sexta-feira 10h00 » 18h00

Tel.: 269 450 083 | Fax: 269 441 018

gab.jovem@cm-grandola.pt

 

I-agora?- Gabinete de Apoio ao Jovem

O gabinete atua na promoção de atividades que fomentem a participação ativa dos/as jovens na sociedade, e presta apoio ao desenvolvimento do associativismo juvenil e no incentivo a políticas municipais orientadas para a Juventude.

São funções I-agora desenvolver projetos próprios e assegurar a articulação com organizações juvenis formais ou informais e com entidades que atuam direta ou indiretamente nas áreas da juventude.

Ao gabinete compete realizar diagnósticos sobre a população juvenil, promover a igualdade de oportunidades dos/as jovens no acesso à informação, apoiar e incentivar o associativismo juvenil, incentivar, acompanhar e divulgar a concretização de projetos juvenis e promover parcerias com entidades exteriores que desenvolvem ações e projetos na área da juventude.

Em termos de instalações, funciona no Edifício Municipal sito na Rua D. Nuno Álvares Pereira (frente aos CTT), desde 28 de março de 2011.

O Gabinete é uma “porta aberta” aos/às Jovens e respetivas famílias, proporcionando informação sobre as mais diversas áreas e temas, revelando-se um serviço de extrema importância que facilita e promove a proximidade e o contato com os serviços municipais e comunitários dirigidos à sua população-alvo.

É um Centro de Informação para os/as Jovens do Concelho de Grândola, ao qual poderão recorrer para esclarecerem o que fazer agora, ao nível da Educação, Formação, Emprego, Saúde, Habitação, Animação, Associativismo, Voluntariado e utilização dos serviços públicos em geral.

Para além deste leque de oferta, os/as jovens poderão adquirir o Cartão Jovem Municipal neste espaço, através do qual será possível ter acesso a um conjunto de vantagens a nível concelhio.

Os/as jovens podem ainda recorrer a este gabinete para aceder à Orientação Vocacional, ao Gabinete de Psicologia. É feito o agendamento dos testes psicotécnicos a realizar pelos psicólogos do Gabinete de Psicologia, e através dos seus resultados e respetivo relatório, juntamente com o jovem, é feita uma pesquisa da oferta formativa ao nível do ensino profissional e superior , tentando sempre corresponder às expectativas dos/ jovens e dos seus pais.

No Gabinete também é prestada informação e são rececionadas as inscrições no Programa Bora Lá Bulir.

Ao nível das Associações Juvenis o Gabinete presta toda a informação e apoio que possam precisar, desde a formação da associação, ao possível estabelecimento do protocolo com o Município, ao apoio posterior para a organização de eventos, atividades e projetos.

Âmbito Funcional e Atribuições Técnicas
  • Implementa a Política Municipal de Juventude
  • Assegura a articulação com outros serviços da Câmara numa perspetiva de transversalidade das questões ligadas à juventude
  • Desenvolve projetos próprios ou em parceria com organizações juvenis formais ou informais e com entidades direcionadas para o público Jovem
  • Elabora propostas ou dá parecer sobre instalação de equipamentos municipais vocacionados para o público jovem, contribuindo para a respetiva gestão
  • Realiza diagnósticos sobre a população juvenil
  • Promove a igualdade de oportunidades dos jovens em matéria de acesso à informação, bem como aos serviços municipais
  • Apoia e incentiva o associativismo juvenil
  • Apoia, acompanha e divulga a concretização de projetos juvenis
  • Promove a articulação e parceria com entidades exteriores responsáveis por ações e projetos na área da juventude
Serviços e Valências
  • Serviço de Informação/Divulgação – Informação sobre iniciativas e projetos municipais na área da juventude e outras
  • Centro de Documentação – Com informação variada 


Rua D. Nuno Álvares Pereira (frente aos CTT)
De segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00
Tel.: 269 448 241 | Fax: 269 442 877
i-agora@cm-grandola.pt |