Bem-vindo à vila Morena!

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C
FacebookPartilharRSSadicionar aos favoritosimprimir

Gestão de Resíduos e Limpeza Pública

O Município de Grândola é a entidade titular que, nos termos da lei, tem por atribuição assegurar a provisão do serviço de gestão de resíduos urbanos, a gestão dos fluxos de resíduos sob sua responsabilidade, bem como a higiene e limpeza dos espaços públicos no respetivo território, pelo que, em toda a área do Município, é a Entidade Gestora responsável pela recolha indiferenciada de resíduos urbanos e respetivo transporte e, pela recolha seletiva e transporte de fluxos de resíduos, bem como pela higiene e limpeza públicas, tendo no entanto delegado na empresa Infratróia EIM a responsabilidade pelas atividades de recolha e transporte dos resíduos urbanos produzidos na área de desenvolvimento turístico de Tróia, bem como a gestão dos fluxos de resíduos sob sua responsabilidade e, a higiene e limpeza dos espaços públicos e, na empresa Ambilital - Investimentos Ambientais no Alentejo, EIM a gestão da recolha seletiva, triagem, valorização e eliminação dos resíduos urbanos, nos termos do contrato de concessão.

A prestação do serviço de gestão de resíduos urbanos obedece aos seguintes princípios:

  1. Princípio da promoção tendencial da universalidade e da igualdade de acesso;
  2. Princípio da qualidade e da continuidade do serviço prestado e da proteção dos interesses dos utilizadores;
  3. Princípio da transparência na prestação do serviço;
  4. Princípio da proteção da saúde pública e do ambiente;
  5. Princípio da garantia da eficiência e melhoria contínua na utilização dos recursos afetos, respondendo à evolução das exigências técnicas e às melhores técnicas ambientais disponíveis;
  6. Princípio da promoção da solidariedade económica e social, do correto ordenamento do território e do desenvolvimento regional;
  7. Princípio da sustentabilidade económica e financeira dos sistemas;
  8. Princípio do poluidor-pagador;
  9. Princípio da responsabilidade do cidadão, adotando comportamentos de caráter preventivo em matéria de produção de resíduos, bem como práticas que facilitem a respetiva reutilização e valorização.

Todos os produtores de resíduos urbanos são responsáveis pelo acondicionamento adequado dos mesmos, devendo a deposição dos resíduos urbanos ocorrer em boas condições de higiene e estanquidade, nomeadamente em sacos devidamente fechados, não devendo a sua colocação ser a granel, por forma a não causar o espalhamento ou derrame dos mesmos. O horário de deposição indiferenciada de resíduos urbanos é das 19h às 22h, todos os dias da semana.

O Município de Grândola recolhe gratuitamente os resíduos urbanos biodegradáveis e volumosos cujo volume total não seja superior a 1100 L, de acordo com o definido no Dec. Lei nº 178/2006 de 5 de Setembro. Quantidades acima deste valor estão sujeitos à aplicação do tarifário em vigor. Recolhas porta-a-porta podem ser agendadas por correio electrónico: aguas@cm-grandola.pt, no balcão de atendimento desta Câmara Municipal ou através da Linha azul do Ambiente (808 202 372) entre as 09h:00 e as 17h00 (dias úteis).

Tarifários

http://www.cm-grandola.pt/pages/145

 

Regulamento de serviço

Edital n.º 466/2007 de 04/06/2007

Outras Entidades Gestoras que operam no Concelho:

http://www.infratroia.pt/entrada.aspx

http://www.ambilital.pt/