Bem-vindo à vila Morena!

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C
FacebookPartilharRSSadicionar aos favoritosimprimir

Diversos

Medalha Comemorativa

Título: Medalha Comemorativa do 25º Aniversário do 25 de Abril de 1974

Autor: João Duarte

Edição: Câmara Municipal de Grândola

Características: Bronze / cunhada - diâmetro 80

Emissão: 500 exemplares numerados

Fabricante: Gravarte

Data: Abril, 1999

Preço: Não disponível para venda

Pedidos: Não disponível

Texto: uma medalha perpetua a memória dos 25 anos do 25 de Abril em Grândola. A encomenda da Câmara Municipal de Grândola foi dirigida ao escultor João Duarte, um dos mais destacados medalhistas portugueses contemporâneos, e um dos mais activos interventores na renovação da linguagem deste "género" artístico.

Nas duas superfícies planas e opostas que definem a medalha tradicional, o autor destacou um sector que faz uma pequena rotação.Com este movimento simples, quase óbvio - por vezes são as coisas evidentes mas não descobertas ou feitas que se tornam os actos mais criativos - criou imediatamente a imagem da corola do cravo, a flor emblemática da Revolução de Abril. Acentuando a diferença entre as duas superfícies, dando-lhes um tratamento diferente e com duas inscrições, uma referente à data que se comemorava e outra ao promotor da medalha, completa a imagem do cravo colocando a haste na corola. Para completar esta imagética, a medalha está calibrada para, quando posta na vertical, surgir ainda mais imediata a imagem do cravo.

 

CD – BANDA DA SMFOG

Título: Terra da Fraternidade

Autor: Banda da Sociedade Musical Fraterrnidade Operária

Grandolense – Música Velha
Direcção Musical e Arranjos: Maestro Sílvio Pleno

Capa: © José Santa-Bárbara

Gravação: Eng.º António Cordeiro

Produção: Profissom, Edição e Produção de Som, Lda.

Edição: Câmara Municipal de Grândola

Data: Abril, 1999

Texto: fundada a 1 de Maio de 1912, a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, mais conhecida por "Música Velha", foi a colectividade que inspirou José Afonso para escrever o conhecido tema "Grândola, Vila Morena". Neste CD editado pela Câmara Municipal de Grândola por altura das Comemorações do 25º Aniversário do 25 de Abril, a SMFOG interpreta temas de José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Ermelinda Duarte, Fausto, Rui Mingas, Pedro Barroso, José Calvário, António Portugal, do próprio maestro Sílvio Pleno e outros de origem popular.