Comemora-se hoje 40 anos das primeiras eleições livres para as Autarquias Locais

Elei  es 76 1 760 1000
12 de Dezembro de 2016

A 12 de Dezembro de 1976, no seguimento dum intenso e fecundo trabalho realizado com uma ampla participação popular, pelas comissões administrativas dos municípios e freguesias, criadas logo a seguir ao 25 de Abril de 1974, realizaram-se em Portugal as primeiras eleições democráticas para as autarquias locais, nos 304 municípios e 4034 freguesias então existentes.

A ação levada a cabo pelas autarquias revelou-se fundamental para o desenvolvimento do país e para o bem-estar das populações. Numa primeira fase, as principais ações desenvolvidas pelo poder local incidiram na implementação e melhoramento das redes públicas de abastecimento de água, eletricidade, saneamento básico, tratamento de lixo, arruamentos, parques e jardins, estradas e caminhos, habitação social, pavilhões polidesportivos e dinâmica cultural.

O Município de Grândola saúda todos os homens e mulheres que, nestes 40 anos - nos diferentes órgãos autárquicos, contribuíram para o desenvolvimento do Concelho e para a melhoria da qualidade de vida da população, num exemplo de cidadania assente nos princípios de liberdade, de igualdade e de fraternidade.